Por que manter é mais difícil do que abrir um negócio?

Por Raquel Santos*
01/10/2021 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O cenário econômico durante a pandemia foi desafiador para inúmeras empresas, mas também se mostrou um canteiro de oportunidades para empreendedores no Brasil. De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, mais de 14 milhões de pessoas se tornaram empreendedores durante a pandemia - muitas impulsionadas pelo desemprego, que as obrigou a procurar por uma nova forma de renda; mas muitas também por enxergarem neste novo contexto uma oportunidade para criar o próprio negócio. Mas a mesma pesquisa revelou que empresas com mais de três anos e meio fecharam suas portas em definitivo neste período. Então, após abrir o negócio, o principal desafio é manter-se no mercado. Mas por que?

Empreender está longe de ser uma tarefa fácil. Muitas responsabilidades com funcionários, impostos, clientes, fornecedores, bancos e a lista segue. Durante a pandemia, que pegou a todos nós de surpresa, é verdade, vi inúmeros negócios fecharem por não acharem na contabilidade a resposta que precisavam para o acompanhamento e decisões com caixa. Empreendedores perdidos sem uma bússola que pudesse realmente conduzir para o sucesso financeiro - e aqui, leia-se: ter dinheiro suficiente para manter o funcionamento por longos períodos de recessão, como este que passamos no último ano.

Então a resposta para "por que o principal desafio é manter-se no mercado?" é: a falta do conhecimento e da prática de uma boa gestão financeira. E não é tão difícil quanto se pensa. O erro mais comum, e inicial, é a falta da definição de um pró-labore. Muitos empreendedores mal sabem quanto recebem de salário por mês em seu próprio negócio! É preciso calcular quanto é necessário receber todos os meses. Ter noção de quanto precisa ser vendido não é suficiente para manter o caixa positivo. Em minha experiência, já presenciei empresas faturarem muito bem e mesmo assim ter dificuldade de pagamento. E, por fim, definir a lucratividade desejada, vendendo um produto ou serviço com o lucro calculado é a forma certa de fazer dinheiro em um negócio.

A verdade é que é conhecida a preferência de muitos brasileiros por métodos rápidos para ganhar dinheiro. E talvez, por esse motivo, estejamos constantemente entre os países com mais golpes financeiros do mundo. Existe até "receita de bolo", mas não há atalho para a conquista da tão sonhada liberdade financeira que não passe pela gestão consciente do dinheiro do seu negócio.

*Raquel Santos é especialista em gestão financeira, autora do Bora Financeirar?!, empreendedora e atual diretora financeira da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).

-------------
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!