'A minha inspiração é o amor, se jogar na panela', afirma Lomanto Oliveira, chef do Fasano

Ao lado do sommelier Manoel Beato, cozinheiro apresentouo Jantar Harmonizado, que foi realizado pela unidade de Salvador

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
25/09/2021 às 15h28
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

Baiano de Jacobina, o chef Lomanto Oliveira comanda a cozinha da unidade soteropolitana do Fasano, hotel de luxo localizado no Centro Histórico de Salvador. 

Ele, que atua na área há 23 anos, apresentou pela primeira vez na cidade, nesta semana, ao lado do sommelier Manoel Beato, o Jantar Harmonizado.

Em entrevista ao Portal M!, Lomanto falou sobre sua trajetória e o que o inspira na cozinha.

"Sou de Jacobina e atuo há 23 anos como chef. A minha inspiração é o amor, se jogar literalmente na panela, entender e amar ao próximo, ter a necessidade de querer servir. Eu saí da bahia com 16 anos voltei há três para fazer este empreendimento", disse o chef. 

"Este é um lugar lindo, histórico e o qual me identifico. Me traz recordações diversas. Vejo minhas raízes muito em Salvador. Foi incrível voltar aqui e conhecer uma cultura a qual não conhecia", salientou.

Questionado sobre como define a culinária do Fasano e rigor do público que frequenta o espaço, o chef Lomanto Oliveira destaca a boa aceitação dos que vão até o local degustar os pratos feitos por ele.

"É um povo que tem uma aceitação linda pela gastronomia. É o que de verdade interessa às pessoas: sentar-se, alimentar bem, sair satisfeito e feliz. Isso porque, verdadeiramente, a gastronomia é vida. É preciso se alimentar para viver", afirma. 

"A definição é a de que o povo gosta da nossa gastronomia. Gosta sim de comida italiana adaptada para a nossa cidade. Gastronomia é amor, é paixão", completa.

Expectativa para o verão

Questionado acerca das expectativas para o verão, com a intensificação da chegada de turistas na cidade, Lomanto Oliveira acredita que a retomada do turismo deve ser encarada com otimismo, ainda mais em uma cidade como Salvador.

"É uma cidade linda, aconchegante, acolhedora, que inspira a tudo e a todos. O que esperar desse momento de recuperação é junção, haromia, paz, acolhimento, amor ao próximo, otimismo (...) Que a gente tenha uma retomada a qual estamos tendo e estamos confiantes", finalizou.