Estados Unidos estudam iniciar vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid em outubro

Anúncio da Pfizer e BioNTech revelou que sua vacina de baixa dosagem contra a doença foi considerada segura

Por Redação
21/09/2021 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Um anúncio antecipado nesta segunda-feira (20) das empresas Pfizer e BioNTech revelou que sua vacina de baixa dosagem contra Covid-19 foi considerada segura e gerou uma resposta "robusta" de anticorpos em crianças de 5 a 11 anos, com base em dados de estudos de fase 2 e 3.

Com isso, o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, disse à rede MSNBC na segunda-feira (20) que há uma "chance razoavelmente boa" de que a vacina esteja disponível pa este público no final de outubro.

Mas para isso, há várias etapas que precisam acontecer primeiro. Uma delas é que a Pfizer precisa solicitar autorização do FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos, para esta faixa etária (crianças de 5 a 11 anos).

O FDA concedeu a aprovação total para a vacina Pfizer para pessoas com 16 anos ou mais, mas continua sob autorização de uso de emergência para crianças de 12 a 15 anos. Portanto, os EUA precisariam estender a indicação para incluir idades mais jovens.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) deve avaliar a vacina para crianças de 5 a 11 anos. O Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do CDC se reunirá em seguida para discutir outras recomendações clínicas para a vacina.

Com aval do CDC e do FDA, a vacinação de crianças mais novas pode começar. A Pfizer disse na segunda-feira que espera dados de testes para crianças a partir dos 6 meses "já no quarto trimestre deste ano".

As vacinas Moderna e Johnson & Johnson são autorizadas para pessoas com 18 anos ou mais, mas também estão sendo estudadas em idades mais jovens.

 

* Com informações da CNN Brasil.