PSB aciona STF para retomar vacinação de adolescentes contra a covid-19

Governo anunciou suspensão após jovem de 16 anos morrer depois de primeira dose de Pfizer

Por Flávio Gomes
19/09/2021 às 08h15
  • Compartilhe
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O PSB ingressou na noite de sábado (18), no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma ação para pedir a retomada da vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos por parte do Ministério da Saúde, contra a covid-19, suspensa pelo governo federal na última quinta-feira (16), após uma adolescente de São Paulo morrer dias após receber a primeira dose de Pfizer.

No dia seguinte, o governo do estado anunciou que terminou a análise do caso e concluiu que não havia relação entre o imunizante e o óbito, provocado por uma doença autoimune.

Na ação, o partido pede uma tutela de urgência suspendendo a nota informativa da  Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde,  que paralisou a imunização de adolescentes.

A ação registra ainda, que "a desinformação promovida pelo Governo Federal associada à completa ausência de coordenação nacional conduziu o país aos quase 600 mil óbitos já registrados". E cita que, agora que há uma redução do número de mortes, "o Ministério da Saúde promove mais um ato de desinformação para causar pânico na sociedade e desincentivar a população a se vacinar."

A manutenção da vacinação do grupo é apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), entre outras entidades. Sem uma gestão unificada da pandemia no Brasil, estados e municípios têm autonomia para definir calendários de vacinação. Contudo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, costuma criticar os que destoam das diretrizes da pasta.