Devotos homenageiam São Cosme e São Damião em Salvador

Fiéis vão participar do novenário, que será realizado até o próximo sábado (25)

Por Redação
18/09/2021 às 08h43
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Globoplay
Foto: Reprodução/Globoplay

Os festejos em comemoração ao Dia de São Cosme e Damião, celebrado no dia 27 de setembro, contarão com um novenário e uma missa festiva, no bairro da Liberdade, em Salvador.

Com o tema "Ai de mim se eu não evangelizar: 80 anos de fidelidade e anúncio", os fiéis participam do novenário,  realizado até o próximo sábado (25), sempre com início às 19h, com exceção deste domingo (19), quando a celebração ocorrerá às 18h.

A programação deste ano conta com missas e doações de gêneros alimentícios. Na sexta (16), foi recolhido macarrão; nesta sábado (17), feijão; na terceira noite, leite; na quarta, óleo; na quinta, arroz; na sexta, farinha; na sétima, café; na oitava, açúcar; e na nona noite, pasta de dente e desodorante.

A memória litúrgica de São Cosme e São Damião será celebrada no dia 26 de setembro, às 18h, quando haverá uma missa festiva presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

 

História dos santos gêmeos

São Cosme e São Damião nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Eram gêmeos, filhos de família nobre. A mãe deles, Teodata, foi a responsável por ensiná-los a fé cristã.

Os irmãos foram estudar na Síria - na época, um grande centro de estudos e formação. Lá, ele se especializaram nas ciências e na medicina. Tornaram-se médicos famosos pela competência, obtendo grandes sucessos nos tratamentos, como também na caridade para com os doentes.

Por causa da profunda formação cristã, os irmãos decidiram atrair as pessoas para Jesus Cristo através da medicina. Os santos não cobravam por seus serviços e, por isso, espalhou-se a ideia de que os gêmeos não gostavam de dinheiro.

Na mesma época em que eles trabalhavam e ensinavam em nome de Jesus, o imperador Diocleciano lançou uma grande perseguição contra os cristãos. E o local onde eles viviam era dominado pelos romanos.

Por isso, de acordo com os religiosos, São Cosme e São Damião foram presos sob a acusação de feitiçaria e de espalharem uma seita proibida pelo imperador. No tribunal, foi exigido deles que renunciassem à fé em Jesus Cristo e começassem a falar aos pacientes sobre os deuses romanos.

Eles se recusaram, não renunciaram aos princípios do evangelho e por isso foram torturados.

Cosme e Damião foram condenados à morte por apedrejamento e flechadas, mas não morreram quando atingidos. Então, o magistrado ordenou que fossem queimados em praça pública.

Executaram a sentença, mas o fogo não os atingiu. Os soldados decidiram afogar os dois, mas eles foram salvos por anjos. Por fim, a mando do magistrado, os torturadores lhes cortaram as cabeças.

Cosme e Damião foram sepultados pelos pacientes que tinham sido curados por eles. Mais tarde, seus restos mortais foram transladados para uma Igreja dedicada a eles, construída pelo papa Felix IV, em Roma, na Basílica do Fórum.

Lá e em toda a Igreja, eles são venerados como santos mártires, ou seja, morreram por testemunharem e não renegarem sua fé em Jesus Cristo.