Setembro Amarelo: CVV abre inscrições para recrutamento de voluntários

Candidatos devem ter disponibilidade para conversar

Por Jones Araújo
18/09/2021 às 12h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Se você é maior de 18 anos, tem algum tempo livre e sente um chamado para ajudar outras pessoas e colaborar para deixar o mundo melhor, uma boa alternativa é se tornar um dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV). Neste Setembro Amarelo, que marca a campanha de prevenção ao suicídio, a organização abre, nos próximos dias 25 (sábado) e 26 (domingo), as incrições do processo seletivo de voluntários.

A voluntária Josiana Rocha explica que o colaborador do CVV deve ter tempo disponível para assumir as responsabilidades da ONG, além de doar amor e calor humano.

"São pessoas comuns, que se disponibilizam a aprender. Na hora que está no plantão, precisa estar equilibrada para dialogar com aquela pessoa que nos procurou, seja por qual motivo for", explica Josiana.

Josiana Rocha é voluntária do CVV


O processo seletivo para recrutar voluntários é de extrema importância para o CVV. Há muita gente precisando de alguém para dividir dores e angústias, gratuitamente. Para se ter uma ideia, segundo Josiana, a ONG atende atualmente uma média de 10 mil chamadas no país e perde  de 3 mil a 5 mil chamadas por falta de voluntários.

"O que leva uma pessoa procurar o CVV é a solidão e [o fato de] não ter como dizer o que está sentindo, não ter com quem conversar, mostrar os sentimentos, preocupações. Isso faz as pessoas procurarem um desconhecido. A gente está precisando de voluntários", explica.

Josiana ressalta que não existe uma perfil detalhado de voluntário - basta apenas que sejam pessoas disponíveis para conversar.

"É ter a capacidade de sair da gente mesmo e se colocar no lugar da outra pessoa, tentando enxergar o ponto de vista dela pelo olhar dela, confiar na tendência construtiva do ser humano. Todo ser humano tem essa tendência e, quando ela está em conflito,  esta tendência adormece. Mas, na medida que ela consegue desabafar e colocar para fora, essa tendência vem à tona", pontua.

Josiana, que foi a entrevistada deste episódio do podcast do Portal M!, também explicou o processo de se tornar um voluntário do CVV.

"Você vai aprender a se enxergar e se escutar verdadeiramente. Então, quem estiver disposto a ser voluntário do CVV precisa ter paciência para entender o jeito da gente estar para outra pessoa e o jeito da gente ser, a partir do momento que a gente abraça a causa. Ser voluntário é uma questão pessoal e intransferível. Se você quer ser voluntário do CVV, bem-vindo a essa viagem", finaliza.

Para se inscrever, basta entrar no site do CVV. Após o cadastro, a ONG manda o link para fazer o curso.