Imigrante brasileira é encontrada morta no deserto dos Estados Unidos

Lenilda dos Santos, 49 anos, teria sido abandonada durante travessia clandestina 

Por Redação
17/09/2021 às 20h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O corpo de uma brasileira, que tentava entrar cladestinamente nos Estados Unidos, foi encontrado por agentes de fronteira do estado do Novo México. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (17), pelo jornal "Deming Headlight".

Segundo o jornal O globo, familiares identificaram a vítima pelo nome de Lenilda dos Santos, 49 anos. Conforme os parentes, ela teria cruzado a fronteira do México em direção aos Estados Unidos, mas ficou para trás no caminho.

Sem água e sem comida, no meio do deserto, ela não resistiu ao cansaço e morreu. O grupo até teria prometido voltar para resgatá-la, mas isso não aconteceu, segundo a família.

Lenilda ainda conseguiu entrar em contato com os familiares através de mensagens pelo aparelho celular. Ela chegou até a compartilhar a sua localização, mas parou de responder. Foi neste momento que a família pediu ajuda às autoridades do Novo México, estado no sudoeste americano, que a encontraram sem vida.

As temperaturas no deserto do Novo México podem bater os 40°C no Verão, o que é a estação atual na região.

 

Brasileiros detidos

O caso repercute em um momento em que as atenções voltaram a se concentrar na fronteira entre o México e os Estados Unidos, com um número maior de detençõees de migrantes que tentam entrar clandestinamente na América.

Um grupo com 140 brasileiros foi capturado no estado do Arizona, na última quinta-feira (15). Câmeras de segurança registraram o momento da entrada do grupo.