Setembro Amarelo: CVV investe no diálogo para ajudar na prevenção do suicídio

Neste episódio do podcast do M!, Josiana Rocha, voluntária do Centro de Valorização da Vida, destaca que a escuta é fundamental para o acolhimento 

Por Jones Araújo
19/09/2021 às 15h06
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/ Segredos do Mundo
Foto: Reprodução/ Segredos do Mundo

Os anos de 2020 e 2021 têm sido desafiadoras para saúde mental e emocional da população, que enfrenta uma crise sanitária sem precedentes com a pandemia da Covid-19. Neste momomento, de acordo com a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Josiana Rocha, a escuta é fundamental para a prevenção do suicídio. 

"Os especialistas no assunto afirmam que é preciso falar, tratar. O Setembro Amarelo é um avanço grande ao falar sobre o assunto com responsabilidade e aceitação da dor do outro. A principal coisa a se fazer é a prevenção do suicídio", destaca Josiana.  

Josiana Rocha é voluntária do CVV


No Brasil, todos os dias, cerca de 32 pessoas põem fim a própria vida. O número corresponde a uma morte a cada 45 minutos. "As pessoas nos procuram por todos os motivos, mas o que leva uma pessoa a procurar o CVV é a solidão, não ter a quem dizer o que está sentindo. Elas precisam da aceitação do momento que estão vivendo", pontua a voluntária. 

Desde 2003, o 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

"Desde que o Setembro Amarelo começou, a nossa ação vem sendo no sentido de estar disponível para a pessoa quando ela precisa. Então, a principal estratégia é ter um tempo maior disponível para as pessoas que necessitam conversar, por isso atendemos 24 horas por dia", afirma a vountária do CVV.

"É preciso escutar o que está sendo dito em palavras, gestos e atitudes para que a gente possa dar atenção e criar uma rede de apoio em torno daquela pessoa em sofrimento", explica Josiana. 

O CVV realiza apoio emocional gratuito, com a atendimento  através do telefone 188 ou no chat deste site. Neste episódio do podcast do Portal M!, Josiana também fala sobre o perfil necessário para ser voluntário e explica como se candidatar (leia mais aqui). 

 

Confira o podcast na íntegra: