CIB autoriza retomada imediata da vacinação de adolescentes contra a covid-19

Decisão de Comissão foi tomada em reunião nesta sexta-feira (17)

Por Yuri Abreu
17/09/2021 às 12h42
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA), recomendou que os 417 municípios do estado retomem imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. A decisão foi tomada após reunião do colegiado, na manhã desta sexta-feira (17).

Segundo o comitê, a medida - que vai em sentido contrário ao determinado pelo Ministério da Saúde - é sustentada por evidências científicas e manifestações de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, fez críticas à decisão da pasta federal e deliberar pela suspensão da campanha nesta faixa etária. Segundo ela, a medida foi adotada sem respaldo técnico e científico.

"Diferente da posição ministerial, a Bahia reuniu especialistas, a exemplo da presidente da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire, bem como do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira. Ambos refutam a iniciativa do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidade ou deficiência permanente", afirmou a secretária.

Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias a decisão do Ministério da Saúde.

Em coletiva também na manhã de hoje, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) foi mais um a criticar a deliberação do Ministério da Saúde, e que aguardava apenas uma posição da CIB para retomar a campanha de vacinação na capital baiana - o que pode ocorrer já neste sábado (18). Segundo ele, a faixa etária entre 12 e 17 anos está sendo toda ela vacinada com o imunizante da Pfizer.