Salvador pode voltar a vacinar adolescentes a partir deste sábado

Segundo prefeito Bruno Reis (DEM), ação depende de decisão a ser tomada pela CIB, em reunião prevista para esta sexta-feira (17)

Por Yuri Abreu
17/09/2021 às 10h13
  • Compartilhe
Foto: Betto Jr./Secom PMS
Foto: Betto Jr./Secom PMS

Salvador pode voltar a vacinar os adolescentes, a partir dos 13 anos, já neste sábado (18). De acordo com o prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva na manhã desta sexta-feira (17), a retomada da campanha vai depender de decisão a ser tomada pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que fará uma reunião também no dia de hoje.

Na oportunidade, durante a apresentação do programa "Meu Ponto Iluminado" e da "Operação Anjo Azul", voltado para a segurança nos pontos de ônibus, o democrata criticou a decisão do Ministério da Saúde em suspender a vacinação de adolescentes, nesta quinta-feira (16).

"Eu considero equvocada a decisão do Ministério da Saúde em suspender vacinação de adolescentes, mas estamos cumprindo a decisão. Por outro lado, tudo isso contribui para gerar instabilidade no processo. A decisão deveria ser tomada com antecedência e com respaldo. O Ministério tomou decisão de forma isolada. Sabemos que está situação no país se deve a má gestão da distribuição das vacinas no Brasil", criticou.

"Vamos aguardar a reunião de hoje da CIB e saber a posição do colegiado sobre a questão. Se ela acompanhar a medida do Ministério, vamos suspender as doses. Do contrário, se ela permitir, vamos retomar já para o público de 13 anos a aplicação apenas da vacina da Pfizer, o que quer a Prefeitura", salientou.

Garantia

O democrata rebateu o argumento da pasta federal de que a suspensão da vacinação seria para reforçar a dose de reforço aos idosos. Conforme o prefeito, há quantidade suficiente para atender aos dois grupos na cidade.

"Temos 74 mil pessoas acima de 18 anos que não foram vacinar e temos paradas 99 mil doses de CoronaVac referentes a dose 1. Por outro lado, temos 129 mil pessoas que tem a segunda dose vencida e ainda não buscaram se imunizar. Para esse público, temos todas as vacinas disponíveis", garantiu Bruno Reis.