Governo desmobiliza Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova

Unidade de saúde voltada exclusivamente pacientes com covid-19 atendeu mais de 2.800 pacientes

Por Yuri Abreu
15/09/2021 às 13h47
  • Compartilhe
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Depois de mais de 300 dias, contando os dois períodos em que esteve funcionando, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova foi desmobilizado nesta quarta-feira (15), pelo Governo do Estado após atender 2.840 pacientes.

O espaço, montado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para ser uma das referências para atendimento a pacientes diagnosticados com covid-19, e que já chegou a ter 200 leitos, funcionou em dois períodos na arena multiuso. No ano de 2020, no período de 07 de junho a 16 de outubro, e em 2021, de 04 de março a 06 de setembro.

Com o processo, os equipamentos serão redistribuídos para as diversas unidades de assistência da rede da Sesab. Apenas o tomógrafo ficará até dezembro no espaço cedido pela Arena Fonte Nova, caso haja uma eventual necessidade de reativação da unidade. Além do equipamento, a rede de gases também será mantida.

A secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, explica que a sustentada da taxa de ocupação de leitos permitiu a desmobilização do Hospital da Arena Fonte Nova. 

"Fazemos avaliações diárias da situação epidemiológica no estado e verificamos que poderíamos, no momento, desmobilizar a unidade sem prejuízo para assistência ao paciente com Covid-19", afirma. De acordo com ela, o Estado está atento para o caso de surgir novamente a demanda.

Atualmente, a Bahia conta com 905 leitos de UTI adulto e 897 leitos de enfermaria adulto destinados para o atendimento a pacientes com diagnóstico de Covid-19. Esses números já chegaram a 1624 leitos de UTI adulto e 1835 leitos clínicos. "Ainda que o total de leitos tenha sido reduzido, a taxa de ocupação está em níveis seguros", aponta Tereza Paim.