Pelegrino diz que vai utilizar experiência no Executivo e Legislativo ao assumir vaga no TCM

Deputado licenciado pelo PT falou ao Portal M! da expectativa dele como novo conselheiro da Corte de Contas

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
15/09/2021 às 11h43
  • Compartilhe
Foto: Gabriel Paiva
Foto: Gabriel Paiva

O novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Nelson Pelegrino, afirmou que pretende utilizar a experiência dele no Legislativo e no Executivo no novo desafio dele na Corte de contas.

Em entrevista ao Portal M!, nesta quarta-feira (15), o deputado federal licenciado pelo PT e secretário de Desenvolvimento Urbano disse que pretende somar junto aos demais conselheiros da entidade.

"A expectativa é sempre de somar (...) com a experiencia de deputado, secretário, mas também com a de advogado, de levar uma ótica de quem enfrenta o dia-a-dia, os desafios do que é gerir, administrar (...) evidentemente que eu vou me pautar, na qualidade de magistrado, pela constituição, pela legislação. Mas, na interpretação do caso concreto, penso que podemos separar o joio do trigo, do gestor que tenha a intenção realmente de dar um prejuízo ao erário, daquele que erra tentando acertar", afirmou.

"Respeito todos os colegas, que são amigos e têm uma trajetória brilhante lá no Tribunal (...) vamos chegar com calma, respeitando a Casa e os colegas, mas acho que vou dar uma boa contribuição", salientou.

Para ele, o principal obstáculo será o de estabelecer equilibrio da condição de magistrado, a qual, segundo Pelegrino, "não posso me despir dela"

"Mas também com a experiência de quem passou pelo Legislativo e Executivo de dar esse olhar na hora de julgar, esse olhar diferenciado, com essa experiência de quem sabe quais são as dificuldades do dia-a-dia de administrar, podendo dar essa contribuição, esse olhar como reflexão coletiva ao tribunal", disse.