Um milhão de pessoas com duas doses! Salvador atinge marca de vacinados contra a covid-19

Resultado foi obtido na manhã deste sábado (11)

Por Yuri Abreu
11/09/2021 às 14h28
  • Compartilhe
Foto: Igor Santos/Secom PMS
Foto: Igor Santos/Secom PMS

Salvador chegou a marca de um milhão de pessoas vacinadas contra a covid-19 (com as duas doses ou dose única). O resultado foi obtido na manhã deste sábado (11), de acordo com a Prefeitura Municipal.

"Isso representa um passo muito importante na luta contra o coronavírus. Só conseguimos isso porque investimos muito na vacinação, com pontos fixos, drives e o Vacina Express, além dos mutirões e viradões", declarou o prefeito Bruno Reis (DEM)

Além do resultado, o gestor soteropolitano falou sobre a importância da imunuização para o combate a doença.

"Sempre acreditamos que, somente com a vacinação, iríamos vencer essa guerra, e estamos muito próximos de virar essa página triste da nossa história. Mas, conto com todos que ainda não se vacinaram com a primeira dose e os que não voltaram para tomar a segunda e a terceira dose, se vacinem. Só assim, dessa forma, vamos conseguir acelerar o processo de vacinação e voltarmos à normalidade", alertou.

Estratégia

Para chegar a esse número, a Prefeitura utilizou uma estratégia de vacinação, desde janeiro deste ano, que contemplou os públicos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

Em um primeiro momento, idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, entre outros grupos prioritários, foram os primeiros a receber os imunizantes. 

Após o cumprimento dessas fases, a capital baiana passou a realizar as aplicações de forma decrescente de faixa etária e, atualmente, segue vacinando pessoas de 16 anos ou mais.

O desempenho de Salvador na campanha chegou a ser reconhecido como o mais eficiente dentre as capitais do país. Antes mesmo da chegada das primeiras doses das vacinas contra o coronavírus, a administração municipal elaborou e lançou o Plano Municipal de Imunização, em janeiro. 

Também foram adquiridos quatro ultrafreezers para acondicionamento de imunobiológicos que necessitam de baixíssimas temperaturas (caso das vacinas produzidas pela Pfizer) e elaborada toda uma logística para transporte, armazenamento e distribuição das doses. 

Esse planejamento, portanto, possibilitou que a vacinação pudesse ser iniciada um dia após o desembarque das primeiras doses na cidade.

Diversas estratégias também foram pensadas para garantir agilidade e atendimento amplo à população. Algumas delas foram os mutirões e os viradões de aplicação das doses.

Além disso, houve o emprego de ferramentas digitais como o Filômetro (movimentação nos postos), QR Code da Vacinação (agilidade na triagem), Vacinômetro (acompanhamento das doses) e Portal Comorbidades (cadastramento de pacientes com doenças crônicas para vacinação).