Com turismo rural, história e cultura, prefeitura de Porto Seguro está inovando para atrair novos visitantes

"A concepção do turismo de hoje é viver o lugar", afirma o vice-prefeito Paulo Toa Toa

Por Francis Artur e Priscila Dórea
12/09/2021 às 16h03
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Porto Seguro Tur
Foto: Reprodução/Porto Seguro Tur

Buscando aumentar as opções de entretenimento e turismo em Porto Seguro, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Turismo, Paulo Toa Toa, conta que a prefeitura tem ido além da questão 'sol e praia', que já é uma realidade da Costa do Descobrimento, e aprofundado a cidade em sua história, cultura e tudo o mais que ela tem a oferecer para os turistas.

O novo grande projeto que a prefeitura tem trabalhado é o turismo rural, onde várias rotas já estão sendo criadas: plantações de açaí, de cupuaçu e de coco, os búfalos e a produção da mussarela, a fábrica de farinheira em Vale Verde, a produção de cachaça e a fabricação de chocolate.

"É algo que a gente observa vindo no pós-pandemia, as pessoas buscando viver novas experiências e explorando o ecoturismo. A concepção do turismo de hoje não é mais apenas a de conhecer o lugar, é viver o lugar. Nas fazendas e fábricas dessas novas rotas as pessoas estão sendo treinadas para receber o turista, e queremos levar o visitante para a acompanhar todo o processo, da produção da matéria prima ao produto final", explica Toa Toa.

A oportunidade de investir nesse novo segmento surgiu em março, quando o Ministério do Turismo abriu uma janela onde todos os municípios poderiam concorrer para ter apoio de qualificação, roteiro e tudo o mais. "Dos 59 municípios inscritos, apenas oito foram contemplados. Porto Seguro foi o único do Nordeste".

Achado e então descoberto

As gestões anteriores, conta Toa Toa, comemoravam o Descobrimento do Brasil no dia 22 de Abril e isso é uma realidade e uma verdade sobre o descobrimento, ele afirma, porém quando você trabalha com o 22 de abril sob a perspectiva do descobrimento, você valoriza quem?

Reprodução/Porto Seguro Tur

"São questões muito fortes, que ainda não são muito exploradas em Porto Seguro. Os portugueses, que têm no coração e na mente que eles descobriram o Brasil, mas quando você vai discutir isso com o indígena, na percepção deles, os portugueses não descobriram nada, eles acharam o Brasil. Quando eles chegaram, a comunidade indígena já estava aqui", explica.

Dentro desse contexto, a atual gestão tem buscado não apagar a história, mas levantar uma nova memória na nação brasileira: o nascimento do Brasil.

"Então esse ano começamos a comemorar o aniversário do Brasil no dia 22 de abril, que claro, foi online por causa da pandemia. Mas acredito que ano que vem a gente já possa organizar melhor as comemorações e festas, convidando o Brasil inteiro para vir para Porto Seguro comemorar o aniversário do Brasil".