"A segurança sanitária agora é essencial", explica Paulo Toa Toa sobre a retomada econômica de Porto Seguro

Gestão vai apresentar planejamneto estratégico na Primeira Conferência de Turismo de Porto Seguro dia 27 de setembro

Por Francisco Artur e Priscila Dórea
11/09/2021 às 09h46
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma cidade movida pelo turismo, o isolamento causado pela pandemia pode trazer graves danos à economia local. E Porto Seguro não escapou ilesa. No entanto, remediar a situação não é impossível. E para isso, o vice-prefeito e Secretário de Turismo, Paulo Toa Toa (PL) conta que a prefeitura precisou de "alguma lição de casa" e um "exercício interno" para saber como retormar a economia forma assertiva.

A prefeitura de Porto Seguro tem trabalhado seu trade turístico, fazendo promoções de marketing, investindo no meio online e se preparando para o dia 27 de setembro, Dia Internacional do Turismo, quando irão realizar a Primeira Conferência Municipal de Turismo.

"Nela vamos lançar todo o Planejamento Estratégico de Porto Seguro dos quatro anos de gestão e claro, nosso plano de marketing. Vamos lançar o Natal, o Réveillon, o Carnaval e o Aniversário do Brasil, um evento muito especial que fazemos na cidade, onde resgatamos essa memória de pertencimento de que Porto Seguro foi o local onde o Brasil nasceu", explica Paulo.

Reprodução/Vem Voar

"Em um passado recente, a pessoa levava em conta a infraestrutura hoteleira, o entretenimento e a segurança para decidir viajar para um lugar. Com a pandemia, foi acrescentado mais um fator, a segurança sanitária", ele explica.

O vice-prefeito conta que muito já foi e tem sido investido no setor hoteleiro de Porto Seguro, assim como na segurança - por parte dos próprios empreendimentos, do município, do governo -, e claro, há muito investimento no que diz respeito a entretenimento, afinal "é um lugar para onde você viaja e tem atividade dia e noite. Mas até termos que fazer essa retomada na economia, a segurança sanitária não era algo necessário. Agora é essencial", afirma Toa Toa. "tudo isso está acontecendo devido à sensibilidade e apoio do nosso prefeito Jânio Natal", completou Paulinho. 

Preparando a cidade

E todas as preparações foram feitas: barreiras sanitárias, sanitização dos pontos turísticos, a inauguração de um hospital dedicado a pacientes com Covid-19 em Arraial d'Ajuda - com dez leitos semi UTI e 20 leitos de enfermaria. Houve também, junto a Secretaria de Turismo, reuniões e treinamento de operadoras e agências de viagens para mostrar que o mundo online hoje é uma realidade. 

Desde o primeiro semestre de 2021, pontua o vice-prefeito, eles vêm preparando a cidade acreditando numa reabertura.

E investir nesse background é essencial para a retomada econômica de uma cidade onde de 80% a 90% da economia provém direta ou indiretamente do turismo.

"Porto Seguro por si só tem uma localidade fantástica. Estamos na boca do Nordeste, próximos de pólos emissores como Belo Horizonte, Rio e São Paulo. Com a pandemia, o brasileiro se voltou para o turismo interno e Porto Seguro é um grande diferencial, porque é uma viagem que leva o turismo para pelo menos outros três destinos muito procurados: Arraial D'Ajuda; Trancoso e Caraíva", explica.

Em cada destino desse, afirma Toa Toa, você tem um público específico e segmentado, "então podemos dizer que Porto Seguro é um dos poucos destinos no Brasil onde você consegue atender da classe AA até a classe E".