"Fomos do céu ao inferno", conta Fred Estrela sobre manter negócio em Porto Seguro durante a pandemia

A Luanda Turismo é especializada em passeios turísticos e o empreendedor está com perspectivas positivas para o verão

Por Francisco Artur e Priscila Dórea
10/09/2021 às 16h05
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com grandes expectativas para o próximo Verão, o empresário Fred Estrela comanda - com os irmãos Bruno e Nuno -, a Luanda Turismo, em Porto Seguro. A empresa, que passou do pai português para os filhos, fornece passeios turísticos - principalmente náuticos. Porém, as altas e baixas da maré econômica na pandemia fizeram a Luanda ter meses incríveis, e outros nem tanto.

Em março de 2020 todo o comércio de Porto Seguro fechou em razão da pandemia e muitos voltaram a reabrir apenas em agosto. O turismo náutico, no entanto, só teve permissão para voltar a funcionar no feriado de 12 de outubro. "Foi terrível e sofrido pra caramba. Para todo mundo", desabafa Fred Estrela.

Quando reabriu, a Luanda ainda teve o tempo como obstáculo, já que o céu fechou por dez dias em Porto Seguro. Consequentemente, outubro foi um mês fraco, enquanto novembro surpreendeu os irmãos Estrela, que conseguiram trabalhar, pagar contas e guardar algum dinheiro. Já dezembro foi acima das expectativas até o dia 25. A surpresa de verdade veio entre 26 de dezembro e o final de janeiro.

"Muita gente veio e isso foi muito bom pro lado econômico, mas foi ruim na questão da pandemia, já que muitos não respeitaram as regras de distanciamento e proteção. De qualquer forma, foi uma loucura financeiramente. Realmente muito bom, o melhor período da Luanda dos últimos 15 anos", conta empolgado.

Ele explica que fevereiro estava seguindo o mesmo caminho que o mês anterior, até que o Governo Estadual instaurou o toque de recolher "fomos do céu ao inferno quando o Verão acabou". Em março, abril, maio e junho de 2021 a Luanda fechou no vermelho. No mês de julho a situação deu uma melhorada graças ao avanço da vacinação e o maior movimento de pessoas.

"Mas foram meses terríveis para muita gente, quando muitos fecharam ou deram férias coletivas. Meus passeios continuaram, mas com saídas bem menos frequentes. Temos grandes expectativas para o verão graças a esse avanço da vacinação. Hoje a cidade está muito movimentada e muitos negócios estão conseguindo levantar grana, até mesmo reformando e com novos empreendimentos aparecendo", conta.

Uma família do mar

O avô Estrela foi um pescador português que ensinou o ofício ao filho, Antônio João Ramos Estrela - pai dos irmãos Bruno, Fred e Nuno -, que por sua vez morou muitos anos na Angola como oficial do Exército Português. Até que a guerra civil estourou no país africano e Antônio Estrela saiu fugido para o Brasil. Viajando por aqui e ali, foi parar em Porto Seguro, que imediatamente o fez lembrar da capital de Angola, Luanda.

"Foi daí que ele tirou o nome. Ele se apaixonou por Porto Seguro pois, na época, devia parecer muito com Luanda e não demorou a querer abrir o próprio negócio aqui. Ele foi um dos incentivadores da criação do parque marinho para preservar a região. Assim como foi quem começou a explorar o recife de fora de forma turística, que hoje é um dos nossos passeios mais populares", conta Fred.


Junto do Recife de Fora, a visita ao Parque Marinho de Porto Seguro e ao de Coroa Alta, em Santa Cruz Cabrária, são os mais populares passeios náuticos da Luanda. Há também passeio de quadriciculo, mergulhas, visitas a Trancoso e outrso mais. E claro, tem o barco pirata: um passeio temático pela orla norte de Porto Seguro, com direito a roupas piratas para quem quiser se fantasiar, teatro interativo a bordo e parada de duas horas para que os visitantes aproveitem o tobogã a bordo.

E Fred faz questão de salientar: "é um passeio democrático, para todas as idades".

"O setor de turismo é uma cadeia, então quando alguém está bem, é sinal de que os outros vão seguir o mesmo caminho. A gente já observa os sinais, podemos notar isso pela quantidade de voos que abriram a mais para Porto, o que quer dizer que a procura está alta. O mesmo vale para os hóteis. No momento já temos alguns passeios de grupos para setembro e outubro. Um deles inclusive é uma despedida de solteira, e 21 mulheres de São Paulo estão vindo aqui para comemorar. Esse turismo de evento é um dos melhores e nós, é claro, já estamos nos preparando para o Verão".