Conheça os tipos de rugas, saiba como prevenir e tratá-las

Cuidados com a própria imagem vai além de procedimentos estéticos

Por Flávio Gomes
09/09/2021 às 11h13
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um levantamento apresentado pela Allergan, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontou que os brasileiros começaram a se preocupar mais com a estética e com a própria imagem, revelando que 82% da população almeja melhorar algum aspecto no rosto.

Quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão, o Brasil cresceu cerca de 390% em procedimentos estéticos não cirúrgicos na última década.

De acordo com a médica dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marília Acioli, o paciente deve estar ciente de que esse processo vai além da realização de procedimentos estéticos, pois precisa-se ter em mente que as rugas são um processo natural do corpo.

Para a profissional é importante saber que a imagem pessoal adequada não é apenas a que pode ser alterada com procedimentos, mas aquela que também transmite as mensagens que se deseja, através de toda comunicação que, não necessariamente, seja verbal, inclusive com as expressões faciais.

Apesar de serem vistas como fruto do envelhecimento, as rugas não podem ser evitadas. Elas são caracterizadas por linhas de expressão marcantes, percebidas com o movimento facial ou durante o repouso, no caso de rugas mais profundas. No entanto, há formas que podem trazer o melhoramento do aspecto, baseado na alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Dra. Marília Acioli fala que rugas, de fato, podem passar uma imagem ou mensagem indesejada, e que a depender do contexto e do estilo de vida da pessoa, podem gerar ruídos na comunicação que se deseja fazer.

"Uma professora infantil com uma ruga entre as sobrancelhas que transmitam uma imagem de 'mau humor', pode fazer com que ela tenha mais dificuldade em se conectar com seus alunos. Por outro lado, transparecer essa imagem pode ser positivo para um lutador de boxe", destaca.

No caso das linhas de expressões, existem algumas características que não estão necessariamente ligadas ao envelhecimento, mas que podem transmitir emoções não desejadas.  Essas linhas até podem dar sinais falsos, como fazer parecer que alguém está triste, cansado ou até mesmo zangado e, essa situação, pode acontecer até mesmo em pessoas mais jovens.

Fatores

Fatores que contribuem para o envelhecimento e aparecimento das rugas, além da passagem do tempo, são o uso de cigarros, a poluição, exposição excessiva ao sol, consumo de alimentos ricos em açúcar simples e o estresse crônico.

Tratamento

Para o público interessado em cuidados específicos, Dra. Marília Acioli afirma que os tratamentos indicados irão depender do aspecto que deseja alcançar.

"Para uma testa excessivamente enrugada, principalmente na área entre as sobrancelhas, pode-se usar a toxina botulínica e, caso seja necessário, complementar o tratamento com fios de PDO para estímulo de colágeno", recomenda.

A dermatologista lembra que no caso de um rosto excessivamente flácido, o que pode ser transmitido é um ar cansado. Com isso, trabalhar pontos de sustentação com bioestimuladores injetáveis pode proporcionar ótimos resultados.

"Para uma pessoa com muitas olheiras, por exemplo, o preenchimento da região com ácido hialurônico pode melhorar o aspecto de cansaço extremo. Mas vale ressaltar, que todo tratamento deve ser sempre individualizado", completa.