Rapel e escalada geram clima de aventura no Parque dos Ventos e são boa opção para o feriado

Espaço esportivo e de lazer abriga uma torre própria para as modalidades

Por Redação
06/09/2021 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: Otávio dos Santos/Secom/PMS
Foto: Otávio dos Santos/Secom/PMS

Quem nunca teve oportunidade de praticar esporte de aventura pode vivenciar a experiência em Salvador, praticando rapel e escalada no Parque dos Ventos, na Boca do Rio. Administrado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o espaço esportivo e de lazer abriga uma torre própria para estas modalidades, que são uma boa opção de lazer nos fins de semana e feriados.

No Parque dos Ventos, é possível praticar a escalada guiada. Há um treino teórico prévio com um instrutor e, depois, o praticante se aventura sozinho nas agarras afixadas na torre de 16 metros de altura.

Para este esporte, é necessário utilizar capacete, luvas e sapatilha especial para a aderência. No chão, o instrutor orienta o praticante e controla um sistema de segurança, com uso de cordas, que dá respaldo à prática de forma segura.

No rapel, também após receber as orientações, o aventureiro realiza a descida controlada da torre, acompanhado pelo instrutor em todo o trajeto.

Para este esporte, é preciso usar capacete, luvas de proteção para evitar o atrito com a corda e cadeira profissional com as argolas para controle e freio. É possível realizar a prática com qualquer calçado, desde que seja fechado.

 

Interesse desde os anos 1990

O coordenador da Natrilha Experience, Anderson Rodrigues, contou que Salvador tem demonstrado interesse nestes esportes desde a década de 1990, mas eles têm ganhado força e atraído novos adeptos a cada ano.

"A gente já pleiteava um equipamento como este há muito tempo. Ele chega, atende a demanda de forma pontual, mas a gente já começa a perceber que é um equipamento que começa a ter a necessidade de expansão para diversos outros dentro de uma cidade como Salvador. As práticas realizadas aqui no parque, como um todo, já se tornaram modalidades olímpicas", explicou.

A escalada estreou como modalidade olímpica este ano, nos Jogos de Tóquio. Para Rodrigues, o incentivo municipal será um grande diferencial para fomentar o esporte na capital baiana.

"Se o município tiver engajamento para desenvolver políticas públicas voltadas para o esporte e lazer não apenas vai atender a demanda como também vai projetar talentos", reforçou.

Não há idade ou peso máximo para praticar os dois esportes no Parque dos Ventos. A recomendação é que, para o rapel, o indivíduo tenha ao menos 16 anos e para a escalada, a partir dos 11 anos, sendo que os menores devem estar acompanhados por um responsável. 

Com 85 mil m² (o equivalente a 12 campos de futebol), o Parque dos Ventos oferece 14 opções de lazer e espaços esportivos, inclusive para atletas profissionais. Além da torre para prática de rapel e escalada, o parque também tem opções para quem gosta de esportes como parkour, slackline e skate.