"Salvador caminha para ser a primeira cidade inteligente do país", projeta sócio da Modulus One

Empresa atua em 15 estados brasileiros e também em Portugal

Por Davi Valadares e Osvaldo Lyra
03/09/2021 às 16h09
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O sócio-diretor de Novos Negócios da Modulus One, empresa soteropolitana de telegestão e IoT, Rafael Guedes, disse em entrevista ao podcast do Portal M! que Salvador caminha para ser a primeira cidade inteligente do país. Segundo apontou, a capital baiana possui hoje um parque luminoso conectado à telegestão que possibilita um maior controle da iluminação pública. 

"O conceito de uma cidade inteligente é aquela que o cidadão tem uma interação com o equipamento público e ambos numa sinergia quase que perfeita com a gestão municipal. E Salvador como sempre saindo na frente tem investido há mais de quatro anos na telegestão de iluminação. Basicamente a telegestão de iluminação permite que o gestor público veja tudo em tempo real. Isso diminuiu o custo, pois não será mais preciso, por exemplo, um carro ficar circulando para ver se uma lâmpada está queimada", disse Guedes.

Segundo explicou o empresário, a tecnologia está presente em alguns bairros e vias de Salvador. Ele deu como exemplo a Avenida Luís Eduardo Magalhães, um das mais movimentadas da cidade. 

"A telegestão de iluminação dota a luminária de inteligência, ou seja, quando colocamos o controlador na luminária ela se conecta numa malha de IoT que faz com que o fluxo luminoso se adéque a necessidade da avenida", explicou Rafael que afirmou que a tecnologia consegue gerar economia de 25%. 

Conectividade com cidadão 

Além de sistemas inteligentes de soluções voltadas para controle e monitoramento de ativos de iluminação pública, a Modulos One atua no monitoramento de fluxo viário entregando informações indispensáveis para o cidadão em tempo real.

"Quando colocamos a telegestão em alguma avenida ou no bairro além dessa economia ele permite criar uma malha de conectividade que facilita as pessoas saber, por exemplo, se a avenida está engarrafada ou não. Tudo isso em tempo real", finalizou Guedes.