Secretária de Saúde de Itabuna atribui aumento de casos de Covid-19 na cidade às festas clandestinas

A disseminação do novo coronavírus é percebida por meio do aumento da média móvel; são 14,29 novos casos por dia, segundo a Prefeitura

Por Francisco Artur
25/08/2021 às 15h51
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabuna
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabuna

Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a cidade de Itabuna, no sul da Bahia, vem registrando, nos últimos 14 dias, um aumento no número de casos de pacientes com o novo coronavírus.

Secretária de Saúde do município, Lívia Mendes atribui a disseminação de novos diagnósticos da doença à realização de festas clandestinas na região urbana e na zona rural, próxima à cidade.

"Com as festas clandestinas, vem o descuido da população em manter os protocolos sanitários. Isso tem contribuído para aumentar os casos. A Prefeitura vem fiscalizando várias festas no estilo 'paredão' pela cidade e também na zona rural", avaliou a secretária.

As festas clandestinas em Itabuna, de acordo com Lívia Mendes, têm sido combatidas por meio da 'Operação Oxigênio'. "Nesta ação, além de buscarmos a conscientização das pessoas para evitar aglomeração, a prefeitura dispõe de agentes para fiscalizar as festas clandestinas", pontuou a secretária.

Em Itabuna, o toque de recolher foi suspenso no último dia 11. No entanto, o município mantém a proibição de celebrações presenciais. 

Média móvel

De fato, o avanço da doença à população de Itabuna é expresso na análise da média móvel de novos infectados pelo coronavírus na primeira quinzena de agosto. Entre os dias 11 e 18 deste mês, a proporção de novos casos de Covid-19 foi de 14,29 diagnosticados com a doença por dia.
  
Comparado com o dado referente ao dia 4 de agosto - data em que a média móvel foi de 5,86 novos casos por dia -, o aumento apresentado no último dia 18 foi de 143,9%. 
Ao todo, até a última terça-feira (24), havia 327 casos ativos e o total de 34.742 infectados com Covid-19 em Itabuna.

Segundo a prefeitura, 642 pessoas já morreram em decorrência da doença. Quanto à vacinação, Itabuna imuniza, nesta quarta-feira (25), jovens de 19 anos. Ao todo, 137.540 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina. Dessas, 82.384 já estão completamente imunizadas.