"Eu quero que minha música toque não porque sou um LGBTQI+, mas porque eu faço música", diz Mateus Carrilho

O cantor é a personalidade entevistada no podcast do Portal M!

Por Jones Araújo
29/08/2021 às 18h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mateus Carrilho descobriu seu lado artístico ainda na infância. Hoje, com mais de 800 mil seguidores no Instagram, o cantor desfruta da sua carreira solo e fala nesse podcast do Portal M!, sobre representatividade artística da bandeira LGBTQI+, novas parcerias, moda e autenticidade. 

Após uma série de singles como "Privê", "Amor Sem Lei", Inimigo do Fim", o artista celebrou em junho a chegada de seu primeiro álbum de estúdio, três anos depois do fim da Banda Uo.

Mateus fala do desejo de que o mercado da música seja mais democrático para todos e analisa que a representação dos artistas LGBTQI+ melhorou, "mas ainda falta muita coisa". Ele diz que a representatividade tem que ser reafirmada para escrever a história, mas além de tudo, isso precisa parar de ser uma questão no trabalho.

"Eu quero que minha música toque não porque sou um LGBTQI+, mas porque eu faço música. Antes de ser um homem gay eu sou cantor, quero que minha música toque no rádio como a de qualquer pessoa. Quero estar onde os artistas estão porque também sou um artista. Nosso trabalho tá aí como de qualquer outra pessoa", diz.

Para ele, a representatividade dos artistas LGBTQI+ é importante, mas ressalta que esses espaços ainda são estreitos, mesmo com tanta desconstrução e entendimento das pessoas. 

"Se você for no top 50 do Spotify, você vê 10 cantores sertanejos. Quantos LGBTQI+ você vê? Nós estamos avançando e é muito importante que a gente  tenha essa representatividade porque só assim nós vamos construir novos espaços, lugares e olhares para a próxima geração", afirma. 

Nesse podcast, Mateus também conta como foi o momento de pandemia, fala do contato com os ex-integrantes da antiga Banda Uó. Comenta sobre artistas baianos, moda e como usou as redes sociais para faturamento. 

Escute na íntegra abaixo: