ARTIGO: O rei da percussão, Nelson Maleiro, o gigante de Bagdá*

Por Ivan Lima*
10/02/2020 às 10h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nelson Maleiro é o percussionista do século XX que revolucionou a construção instrumental baiana. A partir dos anos 1930, em sua Oficina Multiuso de Investigação Musical, localizada à Avenida JJ. Seabra, 28 Barroquinha, produziu uma variedade de instrumentos percussivos, abastecendo não só o consumo interno, como exportando para outros estados e até para o exterior.

Além de fabricante de instrumentos, Maleiro os tocava e consertava, portanto deu estrutura para que Salvador se tornasse a capital da percussão.

Nos anos 50, criou o bloco Orientalista "Mercadores de Bagdá". Neste Carnaval de "2020", faz 60 anos que Maleiro foi às ruas pela primeira vez no Carnaval de Salvador, com sua personagem "O Gigante de Bagdá" e o bloco "Cavalheiros de Bagdá".

O sucesso foi tanto que o artista foi direcionado à TV Itapoan e integrou por muito tempo o elenco do programa Escada para o Sucesso.

Maleiro é o 1º. Negro e Carnavalesco, a protagonizar uma publicidade comercial, também na extinta TV Itapoan.

Por tudo isso, Nelson Maleiro é uma síntese do povo negro, simbolizando a vitória da carnavalização. Ele abriu portas para os negros.

No dia 20 de janeiro, dia do seu nascimento, desde o ano de 2007, foi sancionada a Lei Municipal nº 7025/2007, decretando o "Dia Municipal do Carnavalesco Nelson Maleiro" e, a partir do ano de 2011, foi também decretada a Lei nº 8143/2011, nomeando a passarela oficial do Campo Grande Nelson Maleiro, no Circuito Osmar Macedo.

O gigante de Bagdá, Nelson Maleiro, participou ativamente de 53 carnavais, caracterizando-se assim uma lenda viva do Carnaval e da música baiana.

*Ivan Lima é memorialista e pesquisador da cultura popular e vice-presidente da Associação dos Amigos de Nelson Maleiro O Gigante de Bagdá.