Passeio pelo Rio São Francisco promete unir experiências ecológicas, culturais e gastronômicas

Com 12 horas de duração, Vapor do Vinho passa por uma vinícola e termina nas águas da piscina natural de Sobradinho

Por Francisco Artur
17/08/2021 às 18h50
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Vapor do Vinho
Foto: Divulgação/Vapor do Vinho

Desde o ano de 2013, os dias de sábado e domingo para o administrador de empresas Rogério Rocha passam como uma oportunidades para fazer o que mais gosta: levar turistas hospedados em hotéis e pousadas nas cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, no Pernambuco, para embarcar no Vapor do Vinho, no município baiano.

Às 8h, ainda sob um sol ameno, começa o passeio pelas águas do Velho Chico. A primeira parada, contou o coordenador da embarcação, é na cidade de Casa Nova, para conhecer a vinícola TerraNova, do grupo Miolo.

"Na vinícola, os passageiros conhecem o parreiral [plantação de uva], acompanham a produção dos vinhos e espumantes e finalizam degustando os produtos", explicou Rogério. Este trecho da jornada, segundo ele, dura duas horas e meia. "Ainda na vinícola, os visitantes ganham uma taça para servir a bebida", acrescentou.

De volta à embarcação, em um número máximo de "120 visitantes", o passeio pelo Rio São Francisco seguirá para a região de Sobradinho, também na Bahia. "Nesta parte, os turistas costumam descer para tomar banho no Lago Natural de Sobradinho, enquanto há apresentação de música ao vivo no Vapor", disse. 

Confira um pouco do Vapor do Vinho:



Valorização local

Embora percorra o perímetro baiano do Velho Chico, Rogério aponta que a maior parte dos visitantes do Vapor do Vinho vem de fora do estado. "Muita gente de Recife [capital de Pernambuco], do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Infelizmente, não temos recebido muitos turistas da Bahia", queixou-se.

Para o barqueiro, a falta de conterrâneos no passeio é algo cultural. "A Bahia não conhece a Bahia. Nós não nos conhecemos e aí, a gente acaba buscando ir para outros destinos, sem saber que aqui, na Bahia, tem lugares incríveis para conhecer", pregou. 

Além deste ponto envolvendo o turismo local, Rogério Rocha questiona a infraestrutura e a política de preços de passagens aéreas para viajar pelo país. "Temos o aeroporto de Petrolina, que oferece voos de todo o Brasil. Mas este transporte aéreo poderia ser mais barato, nós precisamos criar incentivos para fomentar a viagens de avião pelo Brasil", defendeu.

Quanto ao transporte rodoviário, o barqueiro do Vapor do Vinho pediu maior atenção à qualidade das estradas. "Temos de ter uma constante manutenção".

Preços

A experiência do Vapor do Vinho custa R$180 para adultos e R$ 100 a crianças a partir de cinco anos de idade. Segundo Rogério, o turista poderá optar por qualquer época do ano para conhecer a vinícola e se banhar no lago de Sobradinho.

Como a cidade de Juazeiro tem um clima quente e ensolarado, o barqueiro recomenda viajar ao local entre o período de junho a agosto. Quanto à hospedagem, o município oferece hotéis com preços variados.