"Basta fazer uma boa gestão dos recursos que LEM pode alcançar patamar de cidade de primeiro mundo', diz presidente da Câmara

Fernando Fernandes  comentou também sobre o rompimento com o atual gestor da cidade, Júnior Marabá

Por Davi Valadares e Francisco Artur
14/08/2021 às 11h01
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos dez maiores Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, a cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), Extremo-Oeste baiano, tem atraído olhares de gestores de todos os cantos da Bahia não só pela capacidade arrecadatória como também pela movimentação política. 

O presidente da Câmara Municipal de LEM, Fernando Fernandes (DEM), avalia que a gestão municipal tem grandes desafios, mas ótimo suporte da grande arrecadação para transformar a cidade. Após sua virada política para conquistar a chefia da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, ele comenta os desafios da Casa e também sua relação com o prefeito e vice, seu irmão. 

"Luís Eduardo Magalhães é uma cidade diferenciada, pujante, cujo orçamento [arrecadação] ultrapassa a cifra de R$ 1 milhão por dia. Costumo dizer que dinheiro tem, basta fazer uma boa gestão dos recursos que Luís Eduardo pode alcançar patamares de cidades de primeiro mundo. Agora a saúde, principalmente em épocas de pandemia, deve ser feito um esforço maior da gestão para os bairros mais distantes e carentes, cujo atendimento ainda sofre dificuldades", avaliou o presidente do Legislativo Municipal.

Sobre este primeiro ano de mandato do prefeito Júnior Marabá (PP), Fernandes avaliou que houve avanços na infraestrutura do município, mas cobrou um maior investimento na saúde municipal, sobretudo, nos bairros mais carentes.  

"É visível para todos os cidadãos que a gestão municipal tem dado ênfase na infraestrutura da cidade, no tocante a recapeamento, asfalto e semáforos, obras que são importantes para o desenvolvimento da cidade. 

Gestão municipal tem investido em obras de infraestrutura e reordenamento urbano

Fernandes destacou também o trabalho do secretário de Infraestrutura Franklin Willer. Segundo o presidente da Câmara, o titula da pasta tem desempenhando um papel responsável e transparente.

"É importante destacarmos o trabalho que o secretário Franklin, desempenhando um papel responsável e transparente a frente da pasta, atendendo a todos os vereadores de maneira igual. Nosso papel é cobrar transparência nos trabalhos e continuar ouvindo a população, a fim de sermos mediadores do povo para com as ações do governo", pontuou.

Já a sua gestão no Legislativo Municipal ele diz ser pautada, principalmente, nos pilares da administração pública. "Sei da responsabilidade que tenho a frente da Câmara, por isso, daremos o nosso melhor para atender os votos que me foram confiados, tanto da população que nos elegeu quanto dos demais vereadores. Temos projetos importantes e metas a serem cumpridas. Tenho certeza que a nossa gestão entrará na história da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães", avaliou.

Virada Política 

A eleição de Fernando Fernandes à presidência da Câmara de Luís Eduardo tem um enredo bastante comentado na cidade. Ele se elegeu vereador apoiando a chapa do atual prefeito Júnior Marabá e do vice Felipe (seu irmão), mas rompeu com o grupo para conquistar o cargo máximo da Mesa Diretora da Casa. Para Fernandes, foi uma movimentação política normal em qualquer disputa. 

"Infelizmente algumas pessoas ficaram magoadas, isso é normal em qualquer disputa. O importante é que tratei e sempre trato todos, vereadores da base e oposição, com muito respeito. A nossa missão é conduzir os trabalhos da Casa com ética, impessoalidade e transparência", afirmou o presidente. 

Fernando Fernandes destaca ainda que seu desejo de presidir a Câmara é legítimo. "É importante destacarmos que na eleição para presidência de Câmara todos os vereadores têm o direito de votar e serem votados. Gostaria de dizer que sempre respeitei todos na política, assim como o prefeito foi eleito pela vontade do povo, eu fui eleito na Câmara pela vontade da maioria dos vereadores, que escolheram de maneira democrática e respeitosa aquele que iria ser o condutor dos trabalhos para o próximo biênio", pontua.

Questionado sobre a relação com o vice-prefeito que é também seu irmão, o presidente da Câmara disse que ambos têm um convívio harmonioso, mas que a relação em assuntos da cidade é institucional.

"Minha relação com o vice-prefeito é harmoniosa, tratamos os assuntos políticos de maneira que possamos ajudar o nosso município da melhor forma, ele na condição de vice, eu na condição de vereador e presidente, ou seja, cada um com suas responsabilidades e obrigações para com o município. Minha relação com o prefeito é uma relação institucional, meu gabinete está de portas abertas para recebê-lo a qualquer momento", disse deixando notar nas entrelinhas que há um desconforto entre ambos após sua virada política. 

"Já ajudamos muito a gestão nesses oito meses de governo, aprovando matérias importantes. Faremos o nosso papel fiscalizando e monitorando as ações do executivo. Não mediremos esforços para aprovar projetos que beneficiem o povo. Independentemente de qualquer que venha ser o problema político ou partidário, esse deve ser superado por algo maior, que é o desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães e a qualidade de vida do povo, é assim que pretendemos caminhar", finalizou.