Ordenamento no uso do solo é um dos principais desafios de infraestrutura em Luís Eduardo Magalhães

Titular da Seinfra, Franklin Willer também estabelece foco em obras de urbanização para fomentar a infraestrutura de LEM

Por Francisco Artur
11/08/2021 às 17h56
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Prefeitura de LEM
Foto: Divulgação/Prefeitura de LEM

Polo do agronegócio baiano, o município de Luís Eduardo Magalhães enfrenta gargalos quanto ao uso e o ordenamento do solo, além de problemas de urbanização. 

Ao passo que, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os produtores de LEM exportaram três milhões de toneladas de commodities no ano passado, o município apresenta problemas relacionados à proximidade das habitações do centro econômico local. 

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Franklin Willer, o registro de moradias distantes do centro se deve à falta de ordenamento do uso do solo. "A cidade é muito espalhada. Durante muito tempo, as loteadoras mandaram na cidade", explicou o secretário.

Franklin completa o raciocínio correlacionando o poderio das "loteadoras" com o fato de, na opinião dele, LEM comportar bairros distantes do centro. Diante disso, opinou o secretário, a prefeitura terá o desafio de levar a "infraestrutura até lá".

"Uma das medidas para reordenar o uso do solo foi suspender a criação de novos loteamentos e revisar os termos de ajustamento de conduta (TACs), para regularizar essa situação", comentou. 



Além das medidas focadas na infraestrutura para bairros distantes do centro e dos esforços na prevenção de construções desordenadas na periferia, o secretário de LEM elenca obras da prefeitura para urbanizar o município.

"Recuperamos mais de 100 mil metros quadrados na área central do município.  Também recuperamos o asfalto de uma das principais avenidas de Luís Eduardo Magalhães, a Avenida JK, com a implantação de conjuntos semafóricos e luz de LED", delimitou.

Ele complementou a lista de prioridades da prefeitura, citando a pavimentação da Avenida LEM, da Léia Cordeiro e da Mimoso. "Todas ainda estão em andamento, porque estamos finalizando a sinalização, tanto vertical, quanto horizontal", pontuou.