Secretária de Saúde aponta erros da gestão passada para explicar 'atraso' na vacinação em Luís Eduardo Magalhães

Município vacina pessoas a partir de 35 anos; secretária Maria Gabriela Izoton diz que busca atualizar dados com a Sesab, que aponta erros em critérios do Ministério da Saúde

Por Francisco Artur
10/08/2021 às 18h36
  • Compartilhe
Foto: Ascom/Prefeitura de LEM
Foto: Ascom/Prefeitura de LEM

Cidade com aproximadamente 100 mil habitantes localizada no Oeste baiano, Luís Eduardo Magalhães já imunizou pouco mais de 30 mil habitantes com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

O dado, anunciado pela prefeitura do município, poderia ser bem maior se as informações sobre sua população estivesse atualizada junto à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e ao Governo Federal.

Segundo a secretária de Saúde da cidade, Gabriela Izoton, a gestão atual comandada pelo prefeito Júnior Marabá (DEM) vem ajustando as informações sobre os moradores da cidade para solicitar o recebimento de mais doses de vacina. Até esta terça-feira (10), Luís Eduardo Magalhães está vacinado pessoas a partir dos 35 anos.

"Assim que as doses chegam aqui elas são aplicadas e acabam no mesmo dia. Acontece que houve subnotificação da gestão passada. Diante disso, fizemos diversos levantamentos, enviamos ofícios para a  secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Ministério da Saúde explicando a situação vivenciada pelo nosso município. Apresentamos outros dados como o índice populacional e demais relatórios que comprovam os dados fidedignos do município", explicou Gabriela.

De fato, comparada a outras cidades do estado como Salvador, a vacinação apresenta atraso. Na capital baiana, por exemplo, jovens a partir dos 26 anos já podem ser imunizados contra a Covid-19. 

De acordo com a secretária interina de Saúde da Bahia, Tereza Paim, esta defasagem na campanha de vacinação em alguns municípios baianos - como Luís Eduardo- ocorre por causa do critério de distribuição do Ministério da Saúde. De acordo com ela, locais com quantidade maior de público prioritária receberam mais doses.
 
Diante disso, a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), por exemplo, definiu que será destinado o mínimo de 10% das doses para os grupos prioritários e 90% para o público em geral de cada cidade.

Até esta segunda-feira, a cidade de Luís Eduardo Magalhães havia registrado um total de 13.343 casos, 128 mortes, 65 casos ativos e 10 pessoas internadas por causa do novo coronavírus.