Leão visita projetos de fruticultura no norte da Bahia ao lado de comitiva portuguesa

Ao lado de grupo português, ele esteve em três municípios baianos, além de Petrolina, em Pernambuco

Por Yuri Abreu
31/07/2021 às 19h47
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), comandou uma comitiva formada pelo presidente do grupo português Convento Espinheiro, Nuno Camacho; e o Cônsul de Portugal, Jorge Fonseca; que visitou projetos de fruticultura no Vale do São Francisco e o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano, neste sábado (31).

A missão esteve em Juazeiro, Casa Nova e Barra, na Bahia, e também em Petrolina/PE. A comitiva visitou a Agrovale, referência em agricultura irrigada e produtividade de cana por hectare, no setor sucroalcooleiro. 

A empresa produz açúcar, etanol e bioeletricidade, no município de Juazeiro. Esteve ainda na fazenda de frutas Corsino e conheceu os projetos experimentais de pera da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Em Barra, o grupo esteve na Fazenda Escola Modelo CEEP Águas. A missão percorreu ainda as fazendas Barra Agropecuária, que está em fase de supressão vegetal e que produzirá soja, milho, feijão e tomate; Euroeste, que investe em um empreendimento agropecuário; e a Desterro, que produzirá grãos. 

O diretor-geral do Instituto do Patrimônio, Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Oliveira, e o ex-secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, participaram da comitiva.

"Mais do que falar dos projetos, gosto de trazer possíveis investidores para ver in loco a transformação que temos feito no Estado. Os projetos de fruticultura são uma maravilha. Estamos produzindo frutas com uma qualidade excepcional no Sertão do São Francisco", disse Leão, que também é secretário estadual de Planejamento. 

"Temos ainda o Polo Agroindustrial, um vetor de crescimento da região. E gosto sempre de frisar que a capacitação da população local foi uma das nossas preocupações, por isso, criamos a Fazenda Escola Modelo, que conta com parcerias importantíssimas", salientou.