Pedido da UFMG para testes em humanos da vacina Spintec é recebido pela Anvisa

Solicitação para a realização das fases 1 e 2 do estudo clínico do imunizante contra a Covid-19 foi enviada nesta sexta-feira (30)

Por Redação
31/07/2021 às 22h57
  • Compartilhe
Foto: Dado Ruvic/Reuters (via: UOL)
Foto: Dado Ruvic/Reuters (via: UOL)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de autorização para o início dos testes em humanos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Spintec.

A informação foi divulgada pela própria agência federal, neste sábado (31). A solicitação para a realização das fases 1 e 2 do estudo clínico foi enviada nesta sexta-feira (30).

Segundo a instituição federal mineira, as duas fases serão desenvolvidas concomitantemente e estão previstas para setembro. A primeira, a ser realizada com cerca de 40 voluntários, tem o objetivo de avaliar a segurança da vacina, para identificar se ela provoca ou não efeitos adversos.

Já a fase 2, que vai reunir 150 a 300 voluntários, busca comprovar a capacidade imunogênica da vacina, isto é, de induzir a geração de anticorpos e células de defesa específicas contra o coronavírus.

Serão convocados voluntários que já tiverem recebido duas doses da vacina Coronavac há pelo menos seis meses. A ideia é avaliar a capacidade de resposta imunológica do organismo à terceira dose de um imunizante.

*Com informações do G1.