Incêndios florestais deixam seis mortos na Turquia

Entre as vítimas fatais está uma senhora de 82 anos

Por Redação
31/07/2021 às 13h25
  • Compartilhe
Foto: reprodução/ G1/ Kaan Soyturk/Reuters
Foto: reprodução/ G1/ Kaan Soyturk/Reuters

Uma região turística da costa da Turquia  foi atingida por incêndios na última semana. Os prejuízos são inúmeros, para se ter uma ideia até sexta-feira (30), foram 70 focos, 14 deles ainda ativos. Pelo menos seis pessoas morreram.

A temperatura alta e os ventos têm contribuído para os incêndios nos últimos dias. Seis províncias diferentes foram atingidas. Vilas e hotéis foram esvaziados nas regiões mais turísticas. Duas áreas onde há resorts foram mais atingidas: Mugla, na costa do Mar Egeu, e Antalya, na costa do Mar Mediterrâneo.

Entre as vítimas fatais está uma senhora de 82 anos que morava sozinha. Ela não conseguiu abandonar sua casa, que foi atingida pelas chamas. Um jovem de 25 anos que foi a um dos locais afetados para tentar ajudar na extinguir as chamas também morreu.

Cerca de 183 pessoas, a maioria afetada pela fumaça, e três com queimaduras, foram hospitalizadas. Dez pessoas que haviam ficado presas em um barco em um lago cercado pelas chamas foram auxiliadas nesta quinta-feira por equipes de resgate.

Bosques

Os incêndios começaram na quarta-feira (28), em dois bosques na província de Antalya, e, com o vento forte, se espalharam rapidamente para zonas habitadas.

A Turquia recebeu ajuda de aviões da Rússia, da Ucrânia e do Azerbaijão para tentar controlar o fogo.

Diante do avanço das chamas, as autoridades retiraram pessoas de 18 municípios e distritos.

*Com informações do G1