Brasil chega aos 100 milhões de vacinados com a primeira dose

Infectologistas alertam: sem a segunda aplicação da vacina, não mudaremos a história da pandemia no Brasil

Por Redação
30/07/2021 às 22h30
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Nesta sexta-feira (30), o Brasil chegou aos 100 milhões de vacinados contra a Covid-19. Este número é referente apenas à primeira dose, segundo informações do consórcio de veículos de imprensa. Os dados não contam os brasileiros vacinados com a Janssen, imunizante de dose única.

São exatamente 100.082.100 pessoas imunizadas, conforme dados das secretarias estaduais de Saúde. Isso equivale a 47,26% da população. Já o número de pessoas que completou o esquema vacinal, com duas doses, ainda é baixo: 41.012.243 ou 19,37% da população. 

Isso acontece porque, das quatro vacinas em uso no país, três usam duas doses em intervalos diferentes. As  aplicações da CoronaVac são feitas em um intervalo de quatro semanas. Já Pfizer e Oxford-AstraZeneca usam um esquema de 12 semanas (três meses).

"O grande número de doses aplicadas ocorreu em abril, maio e junho, e usamos muito as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer. Então, a segunda dose ficou agora para agosto, setembro. Esperamos nos próximos meses a finalização de muitos esquemas de vacinação. Devemos ver esse número [da segunda dose] subir nesses dois meses", explicou ao Portal G1 o infectologista da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri.

De acordo com informações do G1, os infectologistas fazem um alerta importante: a segunda dose da vacina não é um reforço. Sem ela, o esquema vacinal fica incompleto e, enquanto a população não aderir maciçamente à segunda dose, não mudaremos a história da pandemia no Brasil.