Butantan pede à Anvisa autorização para aplicar CoronaVac em crianças e adolescentes

Instituto quer incluir a faixa etária de 3 a 17 anos de idade na bula do imunizante

Por Redação
30/07/2021 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Nesta sexta-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina CoronaVac. Segundo a agência, o Butantan quer incluir o público de crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos de idade na bula do imunizante.

Desde 17 de janeiro deste ano, a CoronaVac está autorizada para uso emergencial no Brasil para pessoas a partir de 18 anos. De acordo com a Anvisa, a inclusão de uma nova faixa etária deve ser feita pelo laboratório responsável pela vacina.

Para incluir novos públicos na bula, o fabricante precisa fazer estudos que demonstrem segurança e eficácia para determinada faixa etária. As pesquisas podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países - no caso da CoronaVac, os ensaios foram conduzidos fora do país.

Até agora, apenas a vacina da Pfizer é aprovada pela agência reguladora para menores de 18 anos. O imunizante tem indicação em bula para pacientes a partir dos 12 anos. Já o laboratório Janssen está realizando ensaios de sua vacina em crianças e adolescentes, que ainda estão em condução.

 

* Com informações do Portal G1.