"Federação de partidos tem mais chances de passar que o distritão", diz Ademir Ismerim

Especialista em Direito Eleitoral diz que a Reforma Política tem sido tocada no Congresso de modo "afobado"

Por Jones Araújo e Osvaldo Lyra
31/07/2021 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O advogado Ademir Ismerim, especialista em Direito Eleitoral, diz que, na Reforma Política, as chances para a federação dos partidos passar no Congresso são mais altas que as do distritão. 

Ao Portal M!, ele explicou sua posição: "Com o distritão, você muda praticamente todo o sistema político brasileiro. Você enfraquece inclusive os partidos. O Congresso é feito de partidos também. Não sei se eles irão fazer esse gol contra. Acho que a federação de partidos tem mais chance de passar", analisa. 

Ademir Ismerim é advogado especialista em Direito Eleitoral

Ismerim diz que espera o fim do recesso parlamentar para ver com o projeto vai tramitar. Para ele, a Reforma Política tem sido feito de forma açodada, no momento em que o Congresso passa por instabilidade. 

"Uma coisa muito afobada, sem nenhuma discussão, em um momento de instabilidade no Congresso. É muito complicado entender como [isso] está funcionando", finaliza.

Para quem não sabe, a federação de partidos é um regime em discussão no Congresso que pode possibilitar que as legendas de médio porte se juntem a outras agremiações, mas sem perder o registro eleitoral. 

"Não é uma coligação clássica porque você age como um partido. Assim, você precisa ficar quatro anos naquela federação, cumprindo todo o rito partidário, como se um partido fosse, no entanto é uma frente. É assim que Angela Merkel [chanceler alemã] se elege. Então, a federação partidária é algo usado no mundo inteiro e nós achamos uma boa saída", como defendeu na última semana a deputada federal Alice Portugal. 

Leia também:

Ademir Ismerim diz que possível mudança para modelo distrital vai beneficiar 'caciques'