Bamin realiza primeiras exportações de minério de ferro

Carregamento seguirá para mercados da Europa e Ásia; Aproximadamente 490 mil toneladas devem ser exportadas até o final do ano

Por Yuri Abreu
30/07/2021 às 08h28
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Operando desde janeiro na Mina Pedra de Ferro em Caetité, no sudoeste da Bahia, a BAMIN já começou a colher os frutos do trabalho com a realização das primeiras exportações de minério de ferro.

Até o final de 2021 estão previstos pelo menos 11 carregamentos para o mercado consumidor da Europa e da Ásia, num total de aproximadamente 490 mil toneladas. 

A próxima exportação está agendada para o final de julho (para a Alemanha) e há outro embarque previsto para agosto (para o Porto de Roterdã, na Holanda).

Partindo da mina em Caetité, o escoamento do minério é realizado por via rodoviária até o Terminal Licínio de Almeida, de onde será transportado por trens da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). 

O trajeto ferroviário segue até o Terminal Petim, no município de Castro Alves. Neste local ocorre o transbordo da carga, passando do modal ferroviário para o rodoviário, onde seguirá via caminhões até o Terminal Enseada, localizado em Maragogipe, no Recôncavo Baiano.