Incêndio atinge galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo

Em 12 de abril deste ano, ex-funcionários publicaram manifesto alertando para este risco

Por Redação
29/07/2021 às 20h19
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/G1
Foto: Reprodução/G1

Um incêndio atinge um depósito da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na noite desta quinta-feira (29). De acordo com o Corpo de Bombeiors, seis viaturas foram enviadas ao imóvel. Não há informações de vítimas.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, funcionários do Estúdios Quanta, que fica na região, perceberam o fogo por volta das 18h e acionaram os bombeiros. O depósito é usado para armazenar rolos de filmes de 35 mm e 16 mm, material altamente inflamável.

Também ficam abrigados no prédio o acervo da Programadora Brasil, documentos e equipamentos museológicos.

O fogo ainda não foi controlado e não há informações sobre quais áreas do imóvel foram atingidas.

 

Tragédia anunciada

A Cinemateca Brasileira é administrada pela Secretaria Nacional do Audiovisual, braço da Secretaria Especial de Cultura e subordinada ao Ministério do Turismo. 

Em maio do ano passado, ao demitir Regina Duarte da Secretaria Especial de Cultura, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou em vídeo, ao lado da atriz, que ela passaria a gerir a Cinemateca.

Em agosto, o Governo Federal denitiu todos os funcionários que trabalhavam na instituição, alguns com décadas de carreira, e o portal oficial da Cinemetaca foi retirado do ar.

Em 12 de abril deste ano, os ex-funcionários da Cinemateca Brasileira publicaram um manifesto alertando para "os riscos que correm o acervo, os equipamentos, as bases de dados e a edificação da instituição[...] "O risco de um novo incêndio é real".

 

* Com informações da Folha de S. Paulo.