Shopping Nova Estação vai transformar terminal da Lapa em local de entretenimento

Confira reportagem especial sobre mudanças e novidades da estação de ônibus

Por Francisco Artur
30/07/2021 às 16h35
  • Compartilhe
Foto: Nova Lapa
Foto: Nova Lapa

Inaugurada pela prefeitura em 1982 no centro de Salvador, a Estação da Lapa tinha o objetivo de facilitar o transporte da população por meio das diversas avenidas de vale recém implantadas naquela época. Trinta e nove anos depois, em 2021, a estação continua a cumprir sua principal finalidade e já prevê a entrada em novos conceitos de transporte e de mercado, passando a convergir o ônibus, metrô e em breve o BRT. 

Sob gestão privada desde 2015, o terminal vai ganhar um shopping center até 2023. O objetivo da iniciativa, segundo o diretor-presidente da Nova Lapa, Zilney Campello, é proporcionar lazer e entretenimento aos visitantes da estação. 

"O shopping ficará no térreo, onde há o movimento dos ônibus. A ideia é gerar conforto e oportunidade de entretenimento e empregos. Somente a construção do shopping vai gerar empregos cerca de dois mil empregos", calculou o gestor. 

Zilney participou do programa Muita Informação, apresentado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra (confira no final da matéria). Na conversa, foram abordados detalhes sobre a mudança de conceito da Nova Lapa.

Engenheira civil do terminal, Monique Liguori projetou que a implantação do shopping - previsto para 2023 - aos usuários da estação vai encaixar com a proposta do terminal de ser um espaço de conexão entre os modais ônibus, metrô e o BRT.

"O processo [de construção do shopping de interligação dos transportes] é positivo e dará maior conforto e agilidade a quem passar pela Nova Lapa", disse Monique.  

Atualmente, o terminal de ônibus e metrô da Lapa já oferece espaços como academia, supermercado, central empregos, curso startups, loja de roupas e centro médico. 

Combate à pandemia

Antes de detalhar os projetos futuros do terminal da Lapa, Monique contou um pouco sobre as estratégias da administtração da estação para controlar o contágio do novo coronavírus.

"Instalamos dispositivos de álcool em gel por toda a estação, pias internas e aumentamos o número de limpeza diária, usamos a mídia interna para conscientizar a população sobre cuidados", afirmou.

O esforço na conscientização das pessoas sobre cuidados sanitários, como disse a engenheira da Nova Lapa, é feito por meio das placas de mídia interna. Além desta prestação de serviço, a equipe de marketing do terminal disponibiliza formas para outras ações governamentais e na divulgação de marcas privadas.