A confiança no relacionamento realmente é importante?

Muitos autores mencionam a confiança como um tipo de "cola" da vida e dos relacionamentos. Você sabia disso?

Por Rebeca Cardoso*
29/07/2021 às 17h11
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pois é, eles caracterizam a confiança como um elo que consolida todas as relações, em conjunto com a integridade e a coerência, claro.
Primeiramente, a gente precisa entender que a confiança é algo muito importante em quase todas as atividades que realizamos no nosso dia a dia.

Já tinha parado pra pensar nisso? Na padaria que a gente vai e confia que o pão seja de qualidade, e em todos os outros prestadores de serviços que a gente tem contato durante o dia, ou seja,  a confiança nos ronda o dia inteiro.

Sabemos que a oxitocina (neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro e que chamam de hormônio do amor),  seria então uma espécie de "cola" das reações sociais, já que a oxitocina seria o que compõe o vínculo da confiança e segurança, que faz com que a gente seja mais generoso e  saiba interpretar esses gestos como positivos e enriquecedores. Caso isso não ocorra, o nosso cérebro vê como uma ameaça, dando lugar assim, à liberação de cortisol, o que chamamos de hormônio do estresse e da ansiedade.

Podemos então entender que quando o nosso cérebro não entende aquele comportamento humano, como algo confiável, ele rejeita, causando estresse e ansiedade e dando assim espaço para perseguições e desconfianças.

Já viveu momentos assim nos seus relacionamentos? Ruim demais não é? Pense como deve ser horrível viver ao lado de alguém onde você só fica estressado e ansioso. Falar sobre confiança, lembra o fato de que o medo de perder vem da falsa sensação de posse, sendo que não possuímos o outro, e sim, nos encontramos e se permanecermos juntos bom, mas senão tudo bem. Isso é a auto confiança, quando o indviduo tem a certeza de quem é, diminui  a  desconfiança e o medo de perder um ao outro.

E isso já remete ao fato de que a confiança quando é quebrada, prejudica muito o relacionamento. Sobre isso falaremos no próximo artigo.

Então, hoje percebemos e   entendemos que  a confiança é uma das bases de todos os relacionamentos e para se viver um relacionamento saudável é necessário que tenhamos confiança em nós e nas pessoas envolvidas.

*Rebeca Cardoso é psicóloga

------------------------

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!