Prefeitura suspende testagem rápida nos bairros de Salvador

"Os índices de infecção pelo coronavírus refletem no comportamento das pessoas, ou seja, se reduz a taxa, menor a procura pelo serviço de teste rápido", disse secretário Leo Prates

Por Jones Araújo
22/07/2021 às 17h29
  • Compartilhe
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Devido à baixa procura pela testagem rápida da Covid-19, a Prefeitura de Salvador, decidiu suspender a partir desta quinta-feira (22), o serviço nos bairros. A partir de agora, os soteropolitanos que estiverem com sintomas para a Covid-19 e quiserem buscar o exame gratuito para detectar a doença devem se dirigir a uma das 45 unidades básicas em cada distrito sanitário da capital da Bahia.

"Os índices de infecção pelo coronavírus refletem no comportamento das pessoas, ou seja, se reduz a taxa, menor a procura pelo serviço de teste rápido. Após o trabalho como um todo da Prefeitura na conscientização para prevenção e também com o avanço da vacina, a população está protegida do vírus e não necessitam realizar em massa o teste", explica o secretário municipal de  Saúde, Leo Prates. 

O serviço nos postos funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no espaço são realizadas triagens com profissionais de saúde, a medida facilita o encaminhamento adequado dos pacientes para o isolamento domiciliar quanto para o acompanhamento médico. Já nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) da capital, a testagem acontece todos os dias da semana com atendimento ininterrupto 24h. 

As unidades de saúde ofertam teste de antígeno, que possui mais de 93% de sensibilidade para o diagnóstico da Covid-19. O método ocorre de forma simples, prática e rápida. É coletada amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos.

Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, o paciente é orientado a iniciar o isolamento domiciliar, tendo acompanhamento remoto da SMS, através do programa Salvador Protege. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, a Prefeitura avaliará a necessidade de encaminhamento para as UPAs ou internamento hospitalar em leito clínico ou de UTI.

Dados

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se comparado à março deste ano, o mês de junho registrou uma queda em 40% na procura por testes rápidos em toda rede municipal (unidades básicas, urgência e pontos volantes nos bairros). A primeira quinzena de julho contabilizou 9,8 mil testes realizados na cidade.