'Realização das eleições em 2022 é inegociável', diz Pacheco

Fala do presidente do Senado acontece em meio a ameaça do ministro Braga Netto 

Por Redação
22/07/2021 às 16h33
  • Compartilhe
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quinta-feira (22) no Twitter que "a realização de eleições periódicas, inclusive em 2022, não está em discussão". A afirmação do senador acontece após a ameaça do ministro da Defesa, o general Walter Souza Braga Netto, de não realização de eleições em 2022, caso não haja voto impresso auditável em urnas eletrônicas. 

"Isso é inegociável. Elas irão acontecer, pois são a expressão mais pura da soberania do povo. Sem elas não há democracia e o país não admite retrocessos. Decisões sobre o sistema político-eleitoral, formas de financiamento de campanhas, voto eletrônico ou impresso, entre outros temas, cabem ao Congresso Nacional, a partir do debate próprio do processo legislativo e com respeito às divergências e à vontade da maioria", disse o senador.

No Twitter, mais cedo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que o brasileiro "vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano".