PM agride e arrasta advogado algemado pelo chão em Goiânia; confira o vídeo

Populares gritaram para que policiais interrompessem a ação, mas não adiantou

Por Redação
21/07/2021 às 22h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Policiais militares de Goiás agrediram, na tarde desta quarta-feira (21), o advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior na região leste da capital, Goiânia. Algemado, vídeos mostram que o jurista leva uma série de tapas e socos, e é arrastado pelo chão da rua.

Nas imagens do vídeo, é possível ver que o advogado foi segurado pelos demais policiais, no chão, enquanto um deles desferia os golpes. Populares gritaram e tentaram, em vão, impedir as agressões. O pai do advogado, que aparece de camiseta branca no vídeo, se desespera com a situação.

Tudo começou depois que a truculência policial atingiu um homem em situação de rua, que também é flanelinha, na galeria situada em frente ao terminal de ônibus. O rapaz foi puxado de dentro da galeria para a calçada. O advogado tentou, então, interceder a seu favor e acabou igualmente agredido.

Informações iniciais dão conta de que ele já seria desafeto de um dos policiais e estava sendo ameaçado pelos agentes. As informações são do site Metrópoles.

 

Nota de repúdio

Por meio de nota, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás (OAB-GO) repudiou o fato.

"A truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos chocam, basicamente, pelo abuso nítido na conduta dos policiais, que agiram de forma desmedida, empregando força além da necessária para o caso, em total descompasso com as garantias constitucionais, legais, e até mesmo contra as disposições contidas no Procedimento Operacional Padrão (PO) da Polícia Militar de Goiás (PMGO)", diz a nota.

A PM-GO informou, também por nota, ter afastado o policial militar das atividades operacionais e instaurado procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos, assim que tomou conhecimento das imagens divulgadas.

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) ainda não se pronunciou sobre o caso.