Lauro de Freitas projeta retomada econômica da cidade para este segundo semestre

SecretárioTuffi Júnior destaca que reabilitação da economia ocorrerá junto à concessão de linhas de crédito a micro e pequenas empresas

Por Francisco Artur
22/07/2021 às 15h58
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Prefeitura Lauro de Freitas
Foto: Divulgação/Prefeitura Lauro de Freitas

Com a flexibilização dos decretos municipais de medidas restritivas em paralela ao avanço da vacinação contra o novo coronavírus, o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, deve retomar o crescimento econômico de forma perene neste segundo semestre. 

De acordo com o superintendente municipal de Indústria e Comércio Tuffi Junior, o destaque na previsão de volta às atividades econômicas é direcionado ao setor de turismo e entretenimento local. 

"Com o controle da pandemia, veremos um aquecimento nos setores de bares e restaurantes de Lauro de Freitas, por exemplo, o que irá gerar mais empregos na cidade", projetou.

A Superintendência de Indústria e Comércio de Lauro de Freitas é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SMDE). 

Além do possível crescimento na área de lazer, o superintendente pontuou, sem especificar quais são as empresas, o interesse de iniciativas ligadas ao setor industrial em investir no município de Lauro de Freitas. "As conversas vão no sentido de buscar incentivos fiscais para se instalar aqui [em Lauro]", afirmou.  

Crédito

A concretização do cenário projetado por Tuffi para Lauro no segundo semestre dependerá de uma série de medidas municipais e do mercado. O superintendente de Indústria e Comércio ressaltou que, além do controle da pandemia, as empresas instaladas na cidade deverão ter maior acesso a linhas de crédito.

"Neste sentido, o papel da prefeitura é ser intermediador do crédito. Com isso, estamos buscando entidades financeiras como o Sicredi [Sistema de Crédito Cooperativo], Sicoob [Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil] e a DesenBahia [Agência de Fomento do Estado da Bahia] para capitalizar médias, micro e pequenas empresas que ficaram descapitalizadas ao longo da pandemia", anunciou.

Com a concessão de crédito a essas iniciativas, na avaliação de Tuffi, as empresas voltarão a ter capital de giro para voltar a operar e investir em Lauro de Freitas.