Moema faz balanço positivo da volta às aulas em Lauro; rede municipal só deve retornar em agosto

Volta às classes na rede municipal depende das duas doses da vacina a educadores e deve acontecer em agosto

Por Francisco Artur
21/07/2021 às 18h15
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Prefeitura Lauro de Freitas
Foto: Divulgação/Prefeitura Lauro de Freitas

Pouco mais de uma semana após o início das aulas nas escolas particulares de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, o balanço da realização de classes semipresenciais no município é positivo. 

Pelo menos essa é a interpretação da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), que complementa a análise, enfatizando o cumprimento das escolas privadas a um protocolo que prevê, entre outros pontos, 50% da capacidade na ocupação das salas de aula e demais ambientes de uso dos estudantes e profissionais da educação. 

"As escolas da rede privada foram autorizadas a retornar desde o último dia 12, seguindo um rigoroso protocolo de segurança sanitária elaborado a partir de diálogo com as entidades do segmento", pontuou Moema.

Embora comente o retorno às aulas semipresenciais em Lauro, a prefeita ponderou que a reabertura das escolas da rede municipal só deve ocorrer no mês de agosto, "desde que todos os professores tenham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid."

Por ora, contou Moema Gramacho, a prefeitura de Lauro de Freitas vem elaborando intervenções nas unidades do município para adaptá-las ao contexto da pandemia.

"Estamos preparando as escolas e equipes para receber os alunos com toda segurança, com distanciamento, totens com álcool gel e outras medidas", disse.

Moema ponderou que a reabertura da rede municipal só deve ocorrer em agosto

Flexibilização

À mesma época em que foi anunciada a permissão para voltar às aulas na rede particular, no último dia 12, a prefeitura de Lauro de Freitas publicou flexibilizações no decreto municipal de toque de recolher, que passou a valer das 0h às 5h, a partir desta sexta até o esta sexta-feira (23).

Mesmo diante disso, a prefeita Moema comentou que as medidas de flexibilização não têm tido efeito no aumento no número de casos e óbitos por pacientes infectados com o novo coronavírus. 

"A população em sua maioria entendeu a gravidade da crise sanitária que o mundo enfrenta. Sabe que os números estão diminuindo, o que é muito bom e traz esperança, mas sabe também que é preciso manter os protocolos ainda por muito tempo até que a humanidade fique livre desse vírus", relatou. 

Até a última terça-feira (20), Lauro de Freitas registrou 480 mortes por Covid-19, além de 135 casos ativos da doença. Ao todo, o município contabilizou 20.672 casos positivos de Covid-19.