Você se namoraria? Especialistas explicam consequências de entrar em uma relação por carência

A psicóloga Rebeca Cardoso e a coach em relacionamentos, Luka Veloso, falam sobre a parceria ideal

Por Jones Araújo
12/06/2021 às 08h40
  • Compartilhe
Foto: Reprodução web
Foto: Reprodução web

Todo ano é a mesma coisa.  O Dia dos Namorados se aproxima e os solteiros enchem as redes sociais com posts tristes, que revelam o desejo frustrado de manter um relacionamento. Algumas legendas e vídeos são tão desesperados que demonstram a carência e a falta de amor próprio de alguns indivíduos, explicam especialista ouvidas pelo Portal M!

De acordo com a psicóloga Rebeca Cardoso, todo ser humano pode desenvolver carência emocional, mas quando essa condição entra em um nível muito alto, surge, por exemplo, o medo excessivo da rejeição.

"É o que a gente chama de dependência emocional afetiva, que pode ser sintoma de algo mais sério, como dependência emocional e até mesmo depressão", afirma a profissional.

Rebeca Cardoso é psicóloga

A psicóloga chama atenção para a importância do tratamento. "Precisamos saber que a dependência emocional pode causar crises de ansiedade, ser gatilho para uma depressão e, lógico, acabar fazendo você entrar em um relacionamento tóxico e até mesmo perigoso pelo desespero de ter alguém", explica.

Segundo Rebeca, o desejo em excesso de ter um relacionamento pode estar relacionado à cobrança da família, amigos e sociedade em geral.

"Infelizmente, a gente carrega por séculos a cultura de que alguém realizado precisa casar, ter filhos, uma casa e um carro. E, além disso, tem o fato que a internet invadiu com tudo as nossas vidas e, com ela, chegou o feed lotado de propaganda, anúncios e postagens de amigos felizes ou que fingem essa felicidade", pontua a psicóloga.

 

Vida virtual

A mestre em família e coach de relacionamentos, Luka Veloso, também diz que essa ideia de se comprometer com rapidezpode ter grande influência da internet.

"Hoje, principalmente após a pandemia, as redes sociais estão ocupando um lugar importante na vida das pessoas.  A gente começa a ficar tão ansioso para ter alguém que esquecemos que precisa ser de uma forma sadia, [para] agregar valores importantes para a nossa vida e ter leveza. A gente confunde tudo isso com a ausência de ter alguém que seja importante para realmente valer a pena", diz Luka.

Luka Veloso é mestre em família e coach em relacionamentos

"A gente precisa ter esse olhar de não tentar ter, por exemplo, um namorado perfeito das redes sociais. Namorar alguém precisa ser algo estruturado dentro de uma inteligência emocional", completa a coach.

"Sabe-se que a internet está cada vez mais cobrando uma felicidade e plenitude a todo custo e, com isso, as pessoas se sentem na obrigação de também seguir a tendência dessa realização exigida", ressalta Rebeca Cardoso.

 

Momento ideal?

De acordo com a psicóloga, não tem como garantir um momento ideal para iniciar uma relação, já que cada indivíduo é único e busca no relacionamento a satisfação dos seus desejos de forma individual. "Mas sabemos que não é indicado que uma pessoa comece a namorar por conveniência, por pressão, por cobrança, por pena e pelos amigos", orienta.

Já para Luka Veloso, o ideal é iniciar um relacionamento quando a pessoa tem autoestima elevada, amor próprio e sabe o que quer de uma relação. Ela ressalta que uma boa atividade é planejar a futura relação.

"Pense e planeje como você gostaria que fosse uma relação, antes de você entrar em um relacionamento. O que você deseja ter em um relacionamento? Que tipo de pessoa você quer? Qual o desenho de pessoa você estabelece para a sua vida? Fazer este exercício nos dá um direcionamento para o que a gente quer, evitando inclusive que a gente entre em ciclos repetitivos de autossabotagem nas relações. Isso quer dizer que às vezes a gente sai de um relacionamento tóxico, abusivo, violento, começa uma relação de forma sadia, mas às vezes por falta da nossa autorresponsabilidade, a gente transforma nossa relacionamento em não ideal", explica a coach.

 

Relação sadia

Rebeca diz que o segredo de um relacionamento não está em tentar fazer tudo certo, mas sim em tentar não fazer tudo errado.

"Uma relação saudável é aquela em que todos os envolvidos permanecem satisfeitos com o relacionamento que têm, apesar de suas diferenças e das dificuldades do dia a dia. Outro ponto importante é que precisa existir a liberdade de cada um falar o que sente, sem medo de ser ignorado ou até mesmo reprimido", destaca.

Para Luka, a relação sadia é a que nós estabelecemos com nós mesmos. "Entender quem somos e o tipo de pessoa que queremos faz toda a diferença", pontua.

"Precisamos entender que um relacionamento é uma construção. Não é apenas um elemento, é um conjunto de fatores, como comunicação, confiança, compromisso, respeito, lealdade e tantos outros mais. A mensagem que eu deixo é a de que se ame, se ame em primeiro lugar. Afinal, amar a si mesmo é o começo do principal romance que levará a vida inteira", finaliza a psicóloga.