'Kit Covid' não tem nenhuma base científica que apoie seu uso, garante Natalia Pasternak

Cientista presta depoimento nesta sexta-feira a CPI da Covid 

Por Redação
11/06/2021 às 15h56
  • Compartilhe
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

A cientista Natalia Pasternak disse, nesta sexta-feira (11), em depoimento à CPI da Covid que o chamado 'kit Covid' não tem nenhuma base científica que apoie seu uso. O colegiado ouve nesta na sexta além de Pasternak, o cientista Claudio Maierovitch. 

"Hidroxicloroquina é um medicamento comum e muito bom para malária - e para algumas doenças autoimunes, mas nunca foi testado em conjunto com outros medicamentos como a azitromicina, a invermectina, a annita, e outros componentes que aparecem e somem desse 'Kit Covid'", disse a especialista.

A participação dos cientistas na CPI atende a requerimentos dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Marcos do Val (Podemos-ES) - este último, apenas no caso de Pasternak. A informação é da CNN. 

"Esses medicamentos, em conjunto, podem ter interações medicamentosas nocivas para rins, figado e podem levar pessoas para fila de transplante, como tem acontecido com usuários desse kit", encerrou a cientista.