Exportações baianas tiveram alta de 28% em maio

De acordo com a SEI, alta de commodities impulsionou resultado

Por Yuri Abreu
11/06/2021 às 15h23
  • Compartilhe
Foto: Pramote Polyamate/Getty Images
Foto: Pramote Polyamate/Getty Images

As exportações baianas alcançaram em maio US$ 854 milhões, valor recorde para o mês desde 2014. Em relação a maio de 2020, as exportações cresceram 28%. Os dados foram divulgadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nesta sexta-feira (11).

Conforme a autarquia, vinculada à Secretaria estadual de Planejamento (Seplan), Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas externas da Bahia acumulam um valor de US$ 3,48 bilhões, aumento de 13% e valorização de 30% em seus preços médios, todos comparados sobre o mesmo período de 2020.

Em meio a um cenário de recuperação econômica dos principais parceiros comerciais do estado, como China, Estados Unidos e Argentina, tiveram destaques no mês as vendas de produtos básicos - em especial, soja, algodão, café e derivados de cacau. 

Houve também forte aumento das vendas de derivados de petróleo (80,2%) e de produtos petroquímicos (63%). A alta de preços das commodities e a recuperação da demanda internacional explicam esse movimento.

"Este resultado das exportações nos mostra mais uma vez a força e importância que o setor agrícola tem para o nosso estado", afirmou o vice-governador do Estado e secretário de Planejamento, João Leão (PP).

"Na última semana comentamos o resultado positivo do PIB no primeiro trimestre que sofreu forte influência da agricultura, ontem saiu a previsão de safra recorde de grãos para este ano", salientou o titular da pasta.