Senador cobra que CPI convoque Carlos Gabas para explicar compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Objetivo da oitiva é saber porque os equipamentos nunca foram entregues 

Por Davi Valadares
10/06/2021 às 15h44
  • Compartilhe
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

O senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE) voltou a cobrar, nesta quinta-feira (10), a convocação do ex-secretário Executivo do Consórcio Nordeste Carlos Eduardo Gabas para depor na CPI da Covid. 

No pedido, Girão lembra que no ano passado, o Consórcio Nordeste fez uma compra de respiradores clínicos que é contestada por autoridades policiais. O contrato foi orçado em R$ 48 milhões e previa a entrega de 300 respiradores que, apesar do pagamento, nunca foram efetivamente repassados à rede pública - os equipamentos seriam distribuídos para os estados da região Nordeste. 

Na época, o escândalo resultou ainda na demissão do secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, que foi o responsável pela compra dos respiradores com a empresa Hempcare. 

Na sessão desta quinta-feira o pedido de convocação de Gabas seria votado, mas foi retirado de pauta e deve ser analisado na próxima terça-feira (15). O pedido para retirar a convocação da pauta foi feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

Ao todo, três requerimentos pedem para que ele seja ouvido, um do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), um do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e outro do senador Ciro Nogueira (PP-PI).