Alberto Fernández diz que brasileiros "saíram da selva" e argentinos, da Europa

Em coletiva nesta quarta-feira (9), presidente do país vizinho ainda citou, de forma equivocada, que a frase é de Octavio Paz, vencedor do Nobel de Literatura

Por Redação
09/06/2021 às 19h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Durante coletiva com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta quarta-feira (9), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, causou desconforto na plateia na Casa Rosada. Ele disse que "os mexicanos saíram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e eram barcos que vinham da Europa, assim construímos nossa sociedade".

Fernández ainda cometeu um erro, ao citar que a frase teria sido dita pelo mexicano Octavio Paz, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Na verdade, o trecho falado pelo líder argentino é parte de música Llegamos de Los Barcos, lançada em 1982 pelo músico Litto Nebbia, de quem Fernández já se declarou fã em outra ocasião.

Na coletiva, jornalistas apontaram que, possivelmente, Fernández teria confundido com a frase original do autor: "Os mexicanos descendem dos astecas, os peruanos dos incas e os argentinos, dos navios". No momento em que citava a frase, ele falava sobre as relações entre o país e a Europa.

Fernandez se declarou um "europeísta" e elogiou ainda a aproximação com empresários daquele continente. O erro do presidente argentino viralizou nas redes sociais, e os internautas não perderam a oportunidade de brincar sobre a fala.