Entidades divergem sobre vendas para Dia dos Namorados; confira dicas de presentes

Fecomércio-BA  e Abrasce informam as expectativas de movimento no varejo em função da data

Por Jones Araújo
10/06/2021 às 14h15
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Foto: Divulgação/ Folha do Mate
Foto: Divulgação/ Folha do Mate

O Dia dos Namorados é mais uma data que gera grande expectativa entre comerciantes e lojistas, principalmente no momento atual, muito delicado para o setor em função da pandemia da Covid-19. Entidades ligadas ao segmento divergem quando assunto é a projeção de vendas para o período.

Embora em 2021 o comércio varejista do estado esteja autorizado a funcionar, a Fecomércio-BA tem projeções negativas para o Dia dos Namorados. Segundo a entidade, os setores mais ligados à data comemorativa devem retrair 2,3% no mês de junho, quando comparado a igual período de 2019, ano pré-pandemia.

Para o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, não é adequado realizar a comparação com o ano passado, pois foi um mês atípico, afetado pela pandemia - por isso, deixou uma base de comparação fraca. 

"A expectativa é que o Dia dos Namorados será mais uma data importante para o comércio com desempenho negativo. Porém, diante do impacto da pandemia, uma queda de 2,3% pode até ser considerada um desempenho relativamente razoável", justifica Guilherme Dietze.  

Nesta mesma linha de raciocínio, o coordenador da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) na Bahia, Edson Piaggio, não concorda com a comparação de vendas entre 2020 e o ano atual, uma vez que os centros de compras estavam fechados por força de decreto governamental.

"Considerando que no ano passado os shoppings estavam fechados, estamos fazendo a comparação da Bahia com relação à semana anterior ao Dias dos Namorados", explicou Piaggio. É é neste ponto que ele diverge da Fecomércio. Para o representante da Abrasce, há uma expectativa positiva de crescimento de vendas entre 12% a 16%.

Em entrevista para a CNN Brasil, a Abrasce divulgou a expectativa de venda dos shoppings do país para o Dia dos Namorados deste ano. Segundo a entidade, os negócios devem ser, em média, 52% maiores do que no mesmo período do ano passado.

Mas Piaggio argumenta que esta não é a realidade da Bahia, já que, em 2020, várias cidades do país permaneceram com os shoppings abertos, o que não foi o caso do estado.

Para este ano, o coordenador informa que, com o crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre - dado divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, há uma expectativa positiva de que a população volte a  ficar disposta a consumir.

"Além disso, aumentando o nível de emprego com carteira assinada, cria-se um ambiente positivo para as vendas", projeta.

 

Média gasta com presentes

Conforme Edson Piaggio, a média gasta pelo consumidor em presentes para o Dia dos Namorados está em torno de R$ 150. Entre os produtos mais vendidos, incluem-se os dos segmentos de  perfumaria, cosméticos, vestuários e  telefonia.

Já para a Fecomércio-BA, o  segmento que sempre liderou as listas de intenção de compra para o período é o de vestuário e calçados. No entanto, a expectativa é que haja uma queda de 45,7% de vendas desses produtos, na comparação com junho de 2019.

De acordo com o economista Guilherme Dietze, a projeção é que haja um crescimento de 18% nas vendas de eletrodomésticos e eletrônicos no mês de junho. 

"O setor de farmácias e perfumarias deve ter uma leve queda de 0,9% na comparação com 2019. O câmbio também é um fato que impacta nos preços. Produtos como perfumes e cosméticos, normalmente, são os segundos da lista de intenção de compra para o Dia dos Namorados", afirma Dietze.

 

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Divulgação: Magalu


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