Biden revoga ordem executiva de Trump que bania TikTok do país

O ex-presidente chegou a estipular um prazo de 90 dias para que a ByteDance, dona do aplicativo, se desfizesse de suas operações no país

Por Redação
09/06/2021 às 15h40
  • Compartilhe
Foto: Chris Delmas / AFP
Foto: Chris Delmas / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revogou, nesta quarta-feira (9), a ordem executiva do ex-presidente Donald Trump que bania do país os aplicativos chineses TikTok, de vídeos, e WeChat, de troca de mensagens. 

Conforme a Casa Branca, o decreto será substituído por outro que prevê uma revisão mais ampla dos apps controlados por empresas estrangeiras e que, segundo as autoridades, podem colocar em risco a segurança nacional americana e a proteção de dados da população.

Em agosto do ano passado, Trump baixou um decreto que proibia americanos residentes no país e empresas de fazer negócios com os donos dos dois aplicativos. O ex-presidente chegou a estipular um prazo de 90 dias para que a ByteDance, dona do TikTok, se desfizesse de suas operações no país. Na prática, a decisão bania os dois aplicativos no país.

De acordo com o governo Biden, a ordem excutiva de Trump não foi feita da melhor maneira, e a nova diretriz vai estabelecer "critérios inteligíveis e claros" para analisar os riscos de softwares relacionados a governos estrangeiros.


* Com informações do jornal O Globo.