"Não houve parada [de trabalho], houve muito cuidado e investimentos", diz diretor-executivo da ABAF

Wilson Andrade é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!

Por Jones Araújo e Osvaldo Lyra
05/06/2021 às 13h22
  • Compartilhe
Foto: Divulgação ABAF
Foto: Divulgação ABAF

As empresas que fazem parte da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) não tiveram produção interrompida diante o cenário de pandemia. Pelo contrário, o setor teve crescimento de demanda nesses últimos tempos.

Segundo o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, para que isso pudesse acontecer foi preciso muito cuidado e investimentos.

Wilson Andrade é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!. "Não houve parada [de trabalho], houve muito cuidado e investimentos. As empresas ao mesmo tempo que não perderam na produção tiveram o cuidado de proteger as pessoas. Desde implantação em parceria com o governo em hospitais de campanha, como até mesmo doação de materiais. Foi um aprendizado muito grande para o setor com resultados positivos", afirma.

De acordo com Wilson, desde que a pandemia se iniciou no país, o crescimento de demanda do setor foi sendo notado, principalmente em produtos que se derivam da madeira. 

"Por exemplo os hospitais, os papéis sanitários, os aventais e as máscaras, tudo isso é feito e precisa de celulose, assim como outros cinco mil produtos produzido através da madeira", explica. 

O diretor executivo conta o segredo: é preciso saber agir rápido e se organizar, isso foi feito na ABAF. "Tanto que as exportações, o carro-chefe da atividade, não caíram, as vendas internas cresceram e o setor de embalagem com essa situação de delivery multiplicou por dois e a tendência é cada vez mais o setor ser demandado nessa área de embalagens, em novos usos".

Wilson Andrade também fala de investimentos e mais novidades do setor. Você fica por dentro de tudo no podcast abaixo: