Rita Tourinho defende que 80% das vacinas sejam distribuídas por idade e 20% para grupos prioritários

Promotora concorda com nova decisão da CIB, que agora orienta as prefeituras a adotarem esse critério na campanha de imunização contra a Covid-19

Por Francisco Artur e Osvaldo Lyra
02/06/2021 às 19h07
  • Compartilhe
Foto: Rodrigo Tagliaro/MP-BA
Foto: Rodrigo Tagliaro/MP-BA

Ao comentar a possível inclusão de jornalistas na lista prioritária da vacinação contra a Covid-19 (veja aqui), a promotora Rita Tourinho criticou a divisão da imunização por categorias de trabalho e afirmou ser favorável à destinação de 80% das doses pelo critério da idade e o restante, 20%, aos grupos profissionais. 

"Para mim, a vacinação por grupos profissionais deveria ser apenas para os trabalhadores da área da saúde. Ao vacinar as pessoas contempladas nesta fase, as doses deveriam ser distribuídas por idade", defendeu.

A integrante do Ministério Público da Bahia (MPE-BA), no entanto, disse compreender a demanda das diversas categorias profissionais para a inclusão na lista de prioridades.

A justificativa, plausível na visão de Rita Tourinho, se dá pelo fato de o poder público flexibilizar os critérios para incluir diversas categorias profissionais além da saúde.

"Se vacinam trabalhadores além dos da saúde, os jornalistas estão corretos quando pedem a vacinação da categoria, porque existe um risco de exposição no trabalho da imprensa. Mas eu defendo que deveriam disponibilizar 80% para as faixas etárias e 20% para grupos prioritários", reiterou. 


CIB altera posição

O posicionamento da promotora sobre a imunização por critério de idade corrobora a nova diretriz da Comissão Bipartite da Bahia (CIB), emitida na tarde desta quarta-feira (2).

Ficou decidido, portanto, que, a partir de agora, 80% das vacinas serão aplicadas por idade e 20% por grupos especiais. Antes, a proporção era invertida: 70% para prioridades e 30% por idade.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), vinha defendendo o escalonamento por critério de idade, em ordem decrescente, o que voltará a ser posto em prática a partir desta quinta-feira (3), quando a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid será reiniciada na capital baiana.